CONFRONTO E PRISÕES

Briga entre torcidas de Paysandu e Sport leva 239 para a cadeia

A decisão foi motivada após um confronto entre integrantes das duas torcidas no início da tarde de hoje, em Belém. Foto: Ricardo Amanajás/Diário do Pará
A decisão foi motivada após um confronto entre integrantes das duas torcidas no início da tarde de hoje, em Belém. Foto: Ricardo Amanajás/Diário do Pará

O Conselho Estadual de Segurança Pública (Consep), por meio do Comitê Integrado de Monitoramento de Torcida Organizada e Grandes Eventos, definiu pela proibição da torcida visitante na partida entre Paysandu e Sport Recife (PE), que ocorre nesta segunda-feira (23), válida pelo Campeonato Brasileiro Série B. A decisão foi motivada após um confronto entre integrantes das duas torcidas no início da tarde de hoje, em Belém.

No confronto, as equipes especializadas da Polícia Militar atuaram de forma célere para coibir os conflitos e prenderam 239 pessoas, entre torcedores de Paysandu, Remo e Sport Recife. Todos os detidos foram apresentados na Divisão de Investigações e Operações Especiais (DIOE) da Polícia Civil, onde estão sendo ouvidas e autuadas pelos crimes de associação criminosa, lesão corporal e danos. Além deles, 32 adolescentes foram apreendidos. O caso segue sob investigação da Delegacia de Proteção ao Torcedor e de Grandes Eventos (DPTGE).

O secretário adjunto de Inteligência e Análise Criminal, delegado André Costa, salienta a atuação imediata do sistema de segurança no ocorrido. 

Foto: Ricardo Amanajás

“Logo após a ocorrência dos fatos, o policiamento, que já estava pré-ordenado ali nas imediações, realizou a detenção de mais de 200 pessoas, entre elas adolescentes e integrantes de Remo, Paysandu e Sport Recife. Os adolescentes foram encaminhados para a Divisão de Atendimento ao Adolescente (Data), enquanto que os adultos foram encaminhados para a DIOE, a Divisão de Investigações e de Operações Especiais, lá onde serão realizados procedimentos de praxe e responsabilização individual dos participantes no evento de hoje à tarde”, disse. 

Em razão do confronto e da segurança dos torcedores, o Conselho deu entendimento de não haver condições da participação dos torcedores visitantes dentro do estádio durante a partida. O jogo conta ainda com reforço no esquema de segurança elaborado com a presença de 10 servidores da Delegacia de Proteção ao Torcedor para que qualquer procedimento seja apurado de imediato. 

De acordo com o secretário, a decisão foi comunicada aos representantes das torcidas. “Tendo em vista os fatos lamentáveis que ocorreram hoje, na Avenida Almirante Barroso entre torcedores e torcidas organizadas de Remo Paysandu e Sport Recife, o Consep, através do Comitê Integrado de Monitoramento de Torcida Organizada e Grandes Eventos, decidiu em conjunto com as torcida de Remo e Sport Recife, que o acesso deles ao estádio da Curuzu se tornou inviável em razão de segurança pública e principalmente em razão da segurança dos próprios torcedores”, salientou.