Com mais dois finais de semana prolongados com feriados, a coluna destaca um dos lugares mais comentados do Rio de Janeiro e que fica distante cerca de 175 km da capital carioca, em um percurso feito via terrestre em mais ou menos três horas: Armação dos Búzios ou apenas Búzios, como é mais conhecida.
A cidade que fica na região dos lagos era uma das frequentadas pela inesquecível jornalista Glória Maria, que tinha casa por lá e que um mês depois de sua morte acabou homenageada com uma placa batizando a rua em que residia, quando estava por lá. Mas, quando se trata de celebridades que curtem Búzios, a lista de frequentadores é bem maior e tem outro ícone homenageado, Brigitte Bardot. A atriz e ativista francesa hoje está representada em uma escultura em bronze, na orla da cidade, batizada de Orla Bardot. A honraria é uma forma de reconhecer quem revelou as belezas de Búzios para o mundo, tendo passado duas temporadas no balneário, há 58 anos.
De lá pra cá, Búzios se desenvolveu, ganhou ares de balneário de gente rica e famosa, que adora passear pela orla repleta de bares, restaurantes e lojas chiques, admirar o mar azul de praias como as de Ferradura, Ferradurinha e Geribá. São mais de 20 delas entrecortadas pela vegetação de mata atlântica e montanhas que deixam tudo ainda mais bonito! Ou simplesmente contemplar os transatlânticos que passam em frente à cidade para deleite dos turistas.
A infraestrutura da cidade é excelente, com fiscalização inclusive do trânsito, que tem estacionamento padronizado pela prefeitura local, a chamada Zona Azul. As ruas todas asfaltadas e os serviços diversos sendo oferecidos para quem não abre mão de um paraíso confortável. Em praias como a de Ferradura, é possível fazer vários passeios, como os de escuna, lancha e stand up paddle.
O único porém, sim, sempre há um porém, é que os vendedores ambulantes nas praias abusam da boa vontade dos turistas. Cadeiras e sombreiros podem até sair de graça, desde que o cliente consuma algo do cardápio, que começa com uma batata-frita por R$ 90! Para fugir desse tipo de exploração, é melhor ir para a praia com seus próprios equipamentos e escolher os pequenos mercadinhos para fazer lanches rápidos e bem mais em conta. Isso, é claro, se você não for um dos milionários que frequentam o local e não se importam em gastar os tubos para ter conforto.
Contudo, isso não é motivo para desanimar e deixar de conhecer esse lugar paradisíaco que o Rio de Janeiro oferece. Uma das coisas que mais chamam a atenção em Búzios são os pequenos caminhos que levam para algumas praias. É como se fossem passagens estreitas para o paraíso de águas geladas e cheio de gente descolada, a fim de curtir a vida! E que vida boa!
Fale com o colunista: [email protected]
Nos siga no Instagram: @colunadiariodebordo