JC Concursos
A publicação do edital do aguardado concurso TREs Unificado (Tribunais Regionais Eleitorais) deve ocorrer “em breve”, de acordo com publicação feita na segunda-feira, 11 de março, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em suas redes sociais. A liberação do edital é iminente e já vem sendo aguardada desde fevereiro.
O certame já conta, inclusive, com contrato assinado com a banca organizadora, que será o Cebraspe. O concurso deve contar com 520 vagas. No entanto, a portaria TSE 89, de 14 de fevereiro, determina que, ainda em 2024, poderão ser preenchidas até 458 vagas, que correspondem a cargos vagos surgidos até 31 de março de 2023.
As 520 vagas estão distribuídas da seguinte forma: técnicos – 311; e analistas – 147. Desse total, 14 são para o Pará, sendo 12 para técnicos e 2 para analistas.
Vale lembrar que, além disso, tramita no Congresso Nacional o projeto de lei 4/2024, que pretende criar 549 vagas no TSE, sendo 474 para preenchimento efetivo, por meio de concurso público, além de 75 vagas para cargos comissionados. Desta forma, as oportunidades poderão ser preenchidas pelos tribunais, durante o prazo de validade do certame.
Para concorrer aos cargos de técnico e analista é necessário possuir formação de nível superior. As remunerações atuais são de R$ 8.046,84 para técnicos e R$ 13.202,62 para analistas.
Para técnicos, as oportunidades serão para as seguintes áreas: área administrativa sem especialidade; área administrativa – agente de polícia judiciária; e área apoio especializado – programação de sistemas.
Para analistas, as opções são as seguintes: área administrativa – sem especialidade; área administrativa – contabilidade; área judiciária – sem especialidade; área apoio especializado – tecnologia da informação; área apoio especializado (arquitetura, arquivologia, biblioteconomia, enfermagem, engenharia civil, engenharia elétrica, estatística, engenharia mecânica, medicina clínica geral, medicina psiquiatria, medicina do trabalho, odontologia, psicologia e serviço social).
Todos os TREs do país indicaram interesse em participar da seleção. Porém, já está certo que somente poderão oferecer oportunidades tribunais que não estejam com concursos em validade, com remanescentes aguardando convocações.
A seleção contará com reserva de vagas da seguinte forma: pessoas negras – 20% das vagas; portadores de deficiência – 10%; indígenas – 3%.