Notícias

Com pleito 'escondido', Crea-PA elege novo presidente (26/10)

Com pleito 'escondido', Crea-PA elege novo presidente (26/10)

Por Gerson Nogueira e Carol Menezes

Engenheiros, agrônomos e profissionais de geociências irão às urnas na próxima quarta-feira, 2/11, para eleger o novo presidente do Crea-PA. Curiosamente, a maioria dos profissionais filiados não sabe da eleição, pois a entidade não fez campanha pública para divulgar o pleito. Neste ano, há a opção do voto on-line, crucial numa eleição que ocorrerá entre dois feriados. Pelo estatuto, profissionais adimplentes receberão um e-mail com login e senha para que possam votar. São três os candidatos: Adriana Falconeri, funcionária do Crea de Santarém; Clarindo da Silva Júnior, de Marabá; e André Tavares, de Belém.

ASSÉDIO

Várias denúncias começam a pipocar nas redes sociais sobre assédio eleitoral praticado por médicos em relação a pacientes. Ontem, uma internauta expôs em seu perfil a pressão sofrida por sua mãe, idosa, ao ser atendida por médico cardiologista de um grande hospital de Belém. “O médico aborda todas as pacientes, pressionando para que votem em Bolsonaro”, relatou, acrescentando que ele fica repetindo fake news da campanha bolsonarista, todas já devidamente desmentidas. “Só me calei porque minha mãe, que é do interior, tem urgência na cirurgia”.

ALERTA

Referência em oncologia na região Norte, o Hospital Ophir Loyola lançará hoje, das 9h às 12h, a campanha “Um toque pela vida, todos juntos nesta causa!”. É um alerta sobre os principais cânceres que afetam mulheres e homens no Pará, mama e próstata em destaque. A campanha vai orientar sobre a prevenção, recomendando o diagnóstico precoce como forma de aumentar as chances de cura. São mais de 900 pacientes em tratamento contra o câncer de mama no HOL. Já sobre o câncer de próstata, tipo mais incidente no homem, o hospital tem 507 pacientes em tratamento.

TORTURA

A Corregedoria Regional da Justiça da 1ª Região, que tem jurisdição sobre o Pará e mais 11 Estados, além do DF, editou instrução normativa orientando os magistrados para quando se depararem com indícios de que o preso apresentado em Juízo sofreu tortura. A Instrução Normativa Coger nº 3/2022 determina que, caso seja constada a existência de indícios de tortura e outros tratamentos degradantes, o juiz deve “adotar as providências cabíveis para garantia da segurança da pessoa custodiada, tomando as medidas necessárias para que ela não seja exposta aos agentes supostamente responsáveis”.

PROVIDÊNCIAS

Nesses casos, o magistrado deverá tomar o depoimento da pessoa custodiada em relação às práticas a que tenha sido submetida; realizar registro fotográfico e/ou audiovisual sempre que o custodiado apresentar relatos ou sinais de tortura e aplicar, de ofício, medidas protetivas para a garantia da segurança e integridade do preso, de seus familiares e de eventuais testemunhas. O juiz deve, ainda, determinar exame corpo de delito e assegurar atendimento de saúde integral da pessoa vítima de tortura, visando reduzir danos e sofrimento físico e mental.

PRONTIDÃO

O gabinete do Comando Geral da Polícia Militar respondeu positivamente à recomendação da Promotoria Militar sobre colocar a tropa em prontidão no próximo domingo, 30, data do 2º turno da eleição presidencial. O comandante José Dilson de Souza Junior informou, em ofício ao 2º promotor militar Armando Brasil, que a Ordem de Serviço de Prontidão para o dia da eleição já está sendo confeccionada. A solicitação repete o mesmo esquema adotado no primeiro turno da eleição, a fim de assegurar ordem e tranquilidade durante a votação.

LINHA DIRETA

A única reunião plenária semanal da Alepa foi encerrada, ontem, após uma hora de duração, às 10h, por falta de quórum. Apenas 14 dos 41 deputados com mandato vigente presentes, sete a menos do que o mínimo de 21 exigido para a continuidade da sessão. Não houve apresentação de projetos e nem apreciação e votação do que estava em pauta.

Funcionários de uma rede de lojas multiespecialista do lar com várias unidades pela região metropolitana de Belém estão fazendo de tudo para esconder suas preferências de voto para o próximo domingo. Relatos de que quem dá a entender que não votará pela reeleição do atual presidente da República, é cortado – e isso se aplica inclusive aos fornecedores.

O Hospital Regional do Baixo Amazonas, em Santarém, promove hoje, das 7h30 às 17h, uma campanha de doação de sangue, em parceria com o Hemopa. Colaboradores, acompanhantes de pacientes e o público geral podem doar.

Com 15.903 negócios criados no Norte do país em julho, de acordo com o Indicador de Nascimento de Empresas da Serasa Experian, a região teve queda no índice de cerca de 16,8% na comparação com o mês anterior, ficando em último lugar com o menor número de novas empresas.

Sete em cada dez brasileiros (72%) acreditam que a vacinação contra doenças infecciosas deve ser obrigatória no país. A afirmação é da pesquisa ‘Monitor Global dos Serviços de Saúde’, feita pela Ipsos. O índice está acima da média global, que é de 59%.

No dia 4 de novembro, o TJPA leva ao bairro do Guamá o projeto “Justiça e Dignidade com Absoluta Prioridade”, das 8h às 12h, no Espaço Cultural Nossa Biblioteca, ofertando emissão de RG, atendimento pelo CRAS, entrega de cestas básicas, apoio psicológico, nutricional e de enfermagem.