
O aguardado primeiro longa-metragem de ficção da diretora Marianna Brennand, Manas, estreia nos cinemas brasileiros no dia 15 de maio, com distribuição da Paris Filmes. Considerado um dos lançamentos nacionais mais esperados do ano, o filme já acumula mais de 20 prêmios desde sua estreia mundial no Festival de Veneza, em agosto de 2024. Na cidade italiana, Manas conquistou o Director’s Award, a mais alta premiação da mostra Giornate Degli Autori, e seguiu com uma série de premiações em festivais de renome como os de Istambul e São Francisco.
Recentemente, Brennand foi laureada com o Women In Motion Emerging Talent Award 2025, uma premiação da Kering em parceria com o Festival de Cannes. Este prêmio, reconhecendo talentos emergentes no cinema, será celebrado durante o jantar oficial do programa no evento francês. Como parte da premiação, Marianna receberá uma bolsa de €50.000 para o desenvolvimento de seu segundo longa-metragem.
Manas foi produzido com o apoio de cineastas renomados, incluindo Walter Salles e os irmãos Jean-Pierre e Luc Dardenne, que atuaram como produtores associados. Eles estiveram presentes desde o início do projeto, apostando no seu potencial e contribuindo significativamente para a sua realização.
“Manas, de Marianna Brennand, é um primeiro longa-metragem brilhante. A narrativa é ao mesmo tempo sensorial e emocional, os atores são cativantes, e a direção é inspirada, precisa e desprovida de sentimentalismo”, afirma Walter Salles. Já Luc Dardenne destaca a profundidade e precisão da direção de Brennand, elogiando a forma como ela conecta os espectadores com os personagens e o tema do filme.
O longa tem sido amplamente aclamado pela crítica especializada. Cineuropa classificou o filme como “atordoante”, pela história, a forma como é contada e pelas atuações intensas. International Cinephile Society descreveu Manas como “sincero, afetuoso e genuinamente impactante”.
Com sua estreia em mais de 20 salas na França em março, Manas também é um dos dez filmes brasileiros cotados para concorrer ao Oscar 2026, segundo especialistas da plataforma Letterboxd.
Rodado na Amazônia, o filme tem como protagonista a estreante Jamilli Correa, que interpreta Marcielle/Tielle, uma jovem de 13 anos que vive na Ilha do Marajó, no Pará, e enfrenta os desafios de uma realidade de violência e abuso familiar. O elenco inclui ainda Dira Paes, Fátima Macedo e Rômulo Braga, com atuações de atores locais da região.
A história de Manas aborda o abuso e a exploração sexual infantil de forma sensível, sem recorrer à exploração explícita de corpos ou violência visual. A diretora, Marianna Brennand, optou por trabalhar com uma abordagem naturalista e sensorial, que conecta o espectador à experiência emocional de Marcielle.
O filme foi desenvolvido a partir de uma pesquisa minuciosa sobre casos reais de violência na Ilha do Marajó e é resultado de um trabalho de dez anos. Para a construção do roteiro, Marianna teve o apoio de diversos cineastas e produtores, incluindo os renomados Walter Salles e Jean-Pierre e Luc Dardenne, que acreditaram no potencial da história desde o início.
Manas é uma produção da Inquietude, em coprodução com Globo Filmes, Canal Brasil, Pródigo e Fado Filmes (Portugal). O filme é distribuído no Brasil pela Paris Filmes.
Sinopse
Manas narra a história de Marcielle, uma jovem de 13 anos que vive na Ilha do Marajó (PA). Ela se vê encurralada entre a resignação da mãe e a idealização da irmã mais velha, e decide confrontar a violenta realidade que rege sua família e as mulheres à sua volta.
Ficha Técnica
- Direção: Marianna Brennand
- Produção: Carolina Benevides e Marianna Brennand
- Roteiro: Felipe Sholl, Marcelo Grabowsky, Marianna Brennand, Antonia Pellegrino, Camila Agustini e Carolina Benevides
- Elenco: Jamilli Correa, Dira Paes, Fátima Macedo, Rômulo Braga, entre outros.
- Distribuição: Paris Filmes
- Patrocínio: Instituto Cultural Vale e Atiaia Energia
- Apoios: Norsul Cargo, Reicon, Bretz Filmes
Sobre a Diretora
Marianna Brennand, nascida em Brasília, 1980, é uma cineasta com uma longa trajetória no campo do documentário e da preservação cultural. Manas marca sua estreia na direção de longas-metragens de ficção, consolidando seu trabalho de mais de dez anos de pesquisa e dedicação ao tema da exploração sexual infantil na Ilha do Marajó.
Sobre a Inquietude
Fundada em 2007, a Inquietude é uma produtora audiovisual brasileira especializada em projetos com impacto cultural e social, com sede no Rio de Janeiro e em Recife.
Redes Sociais
Instagram: @manasfilme