Notícias

Clima de Copa não pega e frustra comerciantes e ambulantes (16/11)

Em Belém, poucas ruas entraram no clima da Copa. Foto: Wagner Almeida / Diário do Pará.
Em Belém, poucas ruas entraram no clima da Copa. Foto: Wagner Almeida / Diário do Pará.

Por Gerson Nogueira

Em sua edição de ontem, o jornal francês Les Echos destaca o papel do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva na COP27, descrevendo sua importância com a frase: “Ele é esperado como estrela no Egito”. Hoje, 16, Lula participa de uma agenda muito aguardada para discussão da “transição climática” ao lado do governador Helder Barbalho (MDB), autor do convite para que integrasse a delegação amazônica à Conferência da ONU. O consórcio de governadores da região entregará um plano com ações de controle do desmatamento, como parte de um movimento para obter financiamento e realinhamento internacional.

AZCONA

O bispo emérito do Marajó, D. José Luiz Azcona, reapareceu no Círio de Nazaré de Soure no último domingo e sua presença entre os fiéis provocou comoção. Membro da Ordem dos Agostinianos Recoletos, espanhol de Granada, Azcona é figura icônica na região, voz única na denúncia de descalabros e crimes que assolam o Arquipélago do Marajó há décadas. Responsável direto por ações inclusivas, como o Museu do Marajó, ele se recolheu ao longo da pandemia. Aos 82 anos, o sorriso largo, os passos firmes e a palavra sempre afiada estão de volta, para alegria do povo marajoara.

DESÂNIMO

Vários fatores são elencados por comerciantes e empresários para a frieza com que a torcida está se preparando para a Copa do Mundo do Qatar. O principal deles talvez seja o período inusitado, final de ano confundindo com o calendário natalino. Essa mudança na disputa, provocada pela questão climática no Qatar, quebrou a tradição de Copas realizadas no meio da temporada. E afetou diretamente as vendas do comércio mundo afora, incluindo Belém, onde os ambulantes sentem na pele o desinteresse do torcedor pela maior competição de futebol do planeta.

CULTURA

“Memórias Belle Époque em Belém” é o nome da agenda alusiva à Belle Époque realizada pela Prefeitura de Belém, a partir de hoje, por meio da Fundação Cultural de Belém, em parceria com a Secretaria de Cultura do Estado. A programação, distribuída entre os palacetes Bolonha e Faciola, abordará a influência Art Nouveau em diversos segmentos da capital, através de palestras, exposições, degustações e workshops. A participação é gratuita. O evento é parte do programa de pós-graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura da Unama e tem a participação de docentes da UFPA.

INSTRUMENTOS

Para recolocar o Brasil num patamar de responsabilidade e protagonismo internacional nas discussões sobre clima e meio ambiente é preciso restabelecer toda a estrutura de Governo, defendeu ontem, no Egito, o diretor do Ipam, Eugênio Pantoja, durante o painel “Do planejamento à ação: sociedade e política conectados no combate às mudanças climáticas no Brasil”. Enfatizou a importância de restabelecer instrumentos de financiamentos já existentes, como o Fundo Amazônia, a Sudam e o FNO (Fundo Constitucional de Financiamento do Norte), para subsidiar o desenvolvimento sustentável na região.

DENÚNCIA

O Ministério Público em Castanhal instaurou procedimento administrativo para apurar irregularidades na área de oftalmologia no município. A representação foi apresentada por um médico oftalmo, que relatou a existência de optometristas realizando exames, consultas e prescrevendo lentes oftalmológicas, o que viola os regulamentos e resoluções do Conselho Federal de Medicina. Optometristas só podem fazer a avaliação primária da saúde visual, enquanto o médico oftalmologista é responsável pelo diagnóstico e pelo tratamento.

LINHA DIRETA

Mais antiga corporação do gênero no Pará, a Banda de Música e Sinfônica da Polícia Militar realiza amanhã, 17, um concerto musical especial para celebrar o Dia do Músico, nas instalações do Comando Geral da corporação.

Com roteiro musical composto por músicas que se tornaram marcantes na memória afetiva do público, abarcando os mais variados gêneros. A banda da PM foi fundada em 1853 e é uma das mais antigas do Brasil.

Erica Monteiro, coordenadora financeira da Malungu, está representando os quilombolas do Pará na COP27. Ao todo, 11 quilombolas participam da conferência, ao lado de cientistas, organizações da sociedade civil e lideranças governamentais.

Na noite de domingo, 13, um bolsonarista arremessou uma pedra contra a janela esquerda (do condutor) de um carro dirigido por uma advogada que passava em frente ao Quartel do II Bis. A afronta da motorista: o carro tinha uma bandeirinha vermelha de Lula. O caso foi registrado e o agressor foi identificado.

A nova agressão a jornalistas por militantes golpistas em frente ao Quartel do II Bis, ocorrida ontem e que teve como vítimas profissionais do jornal ‘O Liberal’, reflete o clima de radicalização dos manifestantes desde o dia seguinte ao resultado da eleição presidencial. Impunes, já hostilizaram ainda jovens do Colégio Pedro Amazonas Pedroso.

Domingo, 20, será realizado o Círio de Nossa Senhora do Rosário, no município de Salvaterra. Será o cinquentenário da celebração religiosa, que mobiliza toda a população da localidade de Joanes e arredores.