Por Gerson Nogueira e Carol Menezes
Com o tema em evidência nas últimas semanas, a Câmara dos Deputados se reuniu para colocar em pauta o projeto de lei 1776/15, que torna a pedofilia crime hediondo, mas a maioria dos parlamentares (224) rejeitou a iniciativa. A bancada paraense na Câmara seguiu majoritariamente a orientação do governo federal, posicionando-se contra o requerimento. Dos 15 deputados federais do Pará que participaram da votação, apenas cinco foram favoráveis à apreciação do projeto: Elcione (MDB), Cássio Andrade (PSB), Beto Faro (PT), Vivi Reis (Psol) e Airton Faleiro (PT).
PRIORIDADE
“A segurança das nossas crianças deve ser uma das maiores prioridades que temos enquanto sociedade e é um dever de todos os deputados trabalhar para que a nossa legislação garanta isso”, observou a deputada Elcione, que defende o endurecimento da lei. “Devemos lutar pelo rigor na punição dos crimes sexuais contra crianças e adolescentes do nosso país”, destacou Cássio Andrade. Atualmente, o Código Penal aponta como crime de pedofilia qualquer ato sexual ou libidinoso cometido por adultos contra crianças menores de 14 anos, mesmo que consentido.
SANEAMENTO
O Ministério Público Federal (MPF) convocou audiência pública para ouvir a população sobre a situação do sistema de saneamento de Altamira. O evento está marcado para 7 de novembro, às 16h, na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. O objetivo é avaliar se a Norte Energia, empresa responsável pela usina hidrelétrica, cumpriu a ordem judicial para instalar o sistema de saneamento, compromisso assumido no licenciamento ambiental da usina. O município vive um caos sanitário, pois muitas residências não têm saneamento e dependem de poços contaminados.
AMEAÇA
Em documento enviado à Faculdade de Direito da UFPA, um estudante originário da etnia Amanayé requer o Ensino Domiciliar como forma de concluir o curso em segurança. Para justificar o pedido, ele informa que sofreu três tentativas de homicídio e diversas ameaças, que atribui aos processos de retirada de invasores da Terra Indígena Sarauá e o caso das mortes de 03 não indígenas dentro da reserva Parakanã. Os fatos foram registrados na Polícia e encaminhados ao Ministério Público Federal, onde corre processo em segredo de justiça para investigar os responsáveis.
CULTURA
A atividade “vira-voto”, coordenada por Úrsula Vidal, com a presença da atriz paraense Dira Paes e de outros notáveis da cena cultural de Belém juntou muita gente na feira do Ver-o-Peso e no Comércio, na manhã de sexta-feira. Revezando-se no discurso e empunhando um simples megafone, os partidários da campanha do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva distribuíram panfletos com propostas e ganharam adesão de passantes e feirantes. O ato ganhou destaque no canal digital Mídia Ninja, que tem 4,4 milhões de seguidores em todo o país.
PREVIDÊNCIA
O Igeprev confirmou participação no 1º Congresso Internacional de Gestão da Previdência Social (Congeps), de 16 a 18 de novembro, em Brasília. No evento, promovido pelo INSS, o Igeprev vai expor as políticas de gestão que o colocaram como 1º na região Norte e 6º no ranking nacional da recuperação de recursos da compensação previdenciária, com créditos de R$ 121 milhões, apenas no segundo quadrimestre de 2022. A comitiva do Igeprev, chefiada pelo presidente Giussepp Mendes, participará da plenária sobre “Alternativas para melhoria da prestação dos serviços públicos”.
LINHA DIRETA
TRE do Pará lançou o game “Dia E”, jogo que orienta de forma lúdica o conhecimento das regras usadas nas eleições. A ação é fruto de um acordo de cooperação técnica entre a Inteceleri, UFPA, Ufra, Escola Judiciária Eleitoral (EJE) e a Aldeia iLab.
O Prêmio de Inovação Judiciário Exponencial – Edição 2022, será entregue no dia 25, terça-feira, e o Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região pode ser um dos seus vencedores, porque figura entre os finalistas na categoria de Inovação Social.
O Hospital Materno-Infantil de Barcarena realizou esta semana seu primeiro parto humanizado na água. A unidade, localizada no interior paraense, é referência para gestantes de alto risco de 11 municípios do Baixo Tocantins, e atendeu uma mãe de 23 anos com 38 semanas de gestação.
Foi publicado no Diário Oficial de sexta-feira, 21, o edital para contratação de empresa que viabilize a gratuidade das ligações feitas para a Central 135 oriundas de telefone celular. Hoje, apenas as ligações feitas por telefone fixo são gratuitas.
A gratuidade beneficiará cerca de 172 milhões de brasileiros, segundo dados do IBGE de 2018/2019. À época, estimou-se que cerca de 81% da população brasileira acima dos dez anos de idade possuía um telefone celular.
A Escola de Música da UFPA oferta mais de 200 vagas para os cursos presenciais na área de música, divididas entre o Processo Seletivo para Cursos Técnicos de Nível Médio (PS CTNM) e o Processo Seletivo para Cursos de Especialização Técnica de Nível Médio (CETNM), os quais incluem cursos de Canto, Instrumento Musical, Composição e Regência.