
O que parecia um sonho distante para os apaixonados por carros antigos agora é realidade: anunciado desde fevereiro, o programa Chevrolet Vintage acaba de ser lançado oficialmente no Brasil. A iniciativa faz parte das comemorações dos 100 anos da marca no país. O projeto traz de volta veículos que marcaram época; neste primeiro momento, foram escolhidos para o projeto os modelos Opala, Monza, Kadett, S10 e outros.
Conforme a General Motors, o programa é tocado em conjunto com oficinas parceiras e os trabalhos são realizados sob a supervisão dos engenheiros da própria fabricante. No primeiro lote, algumas unidades foram restauradas com o mesmo nível de fidelidade do respectivo ano de fabricação, enquanto outras ganharam customizações exclusivas.
Confira os 10 veículos restaurados para o lançamento do programa:
Opala SS-V 1979
Omega CD Irmscher 1994
S10 Rally 2004
Monza 500 EF 1990
Kadett GSI 1992
3100 Brasil V8 1959
D20 Conquest 1996
Opala SS-A 1976
Chevrolet Rally 1974
C-10 V8 1976
Restauração e Restomod: As Abordagens do Programa
O primeiro formato, denominado “Restauração” pela Chevrolet, busca preservar o carro exatamente como ele saiu da fábrica, respeitando cada detalhe original. O segundo, conhecido como “Restomod”, mantém o visual clássico do veículo, mas incorpora melhorias modernas na mecânica e na tecnologia.
Processo de Restauração e Testes
Processo minucioso
De acordo com a Chevrolet, todos os carros receberam uma restauração minuciosa e altamente técnica. Para garantir fidelidade, foram consultados antigos catálogos de produção, manuais de serviços e especificações de peças. As oficinas Z28, Batistinha e Fullpower executaram o trabalho, sempre sob supervisão das equipes de engenharia da própria GM. Os veículos restaurados terão plaquetas na carroceria e no motor para identificar que foram validados pelo programa Chevrolet Vintage.
Foram realizados, em todos os modelos, testes de laboratórios e provas em diferentes tipos de pista. Os engenheiros realizaram ensaios de dinâmica veicular, ruídos e vibrações, dirigibilidade, rolagem e frenagem.
Clássicos Restaurados: Destaques do Programa
Quatro clássicos prontos
Dos 10 modelos escolhidos, quatro já estão prontos. Entre eles, o Omega CD Irmscher 1994 foi descrito pela fabricante como “em estado de zero quilômetro”. A carroceria foi totalmente desmontada, recebeu nova pintura, bancos originais de veludo e peças genuínas da época, além de ganhar kit Irmscher que elevou o motor de 3.0 para 3.6.
O Monza 500 EF 1990 passou pelos menos processos do Omega e foi reconstruído até nos mínimos detalhes, como parafusos com acabamento zincado, couro legítimo no interior e rádio Alpine original do ano. O motor refeito com peças originais do estoque da GM.
Já o Opala SS-V 1979 alia tradição e modernidade: o motor seis cilindros 4.1 ganhou injeção direta, câmbio Tremec de cinco marchas e freios de alta performance. A suspensão recebeu amortecedores Bilstein, ao passo que a direção foi aprimorada e os freios a disco são de alta performance. Conta até com ar-condicionado atualizado.
Outro destaque é a S10 Rally 2004, que brilhou no Rally dos Sertões. O motor 2.8 turbodiesel MWM foi refeito, a curva de torque passou a entregar 50 kgfm a 2.000 rpm e a estrutura recebeu gaiola certificada pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo), além de bancos concha de competição.