Por Gerson Nogueira e Carol Menezes
A recusa de moradores em receber os recenseadores do IBGE é uma das principais causas do atraso na coleta de pesquisas do Censo Demográfico de 2022 em várias regiões do Estado. Abaetetuba enfrenta essa situação na região das ilhas distantes da sede do município. Em Santarém, no oeste do Pará, além da desconfiança de boa parte da população, as fake news também amedrontam muita gente. Em comparação com Monte Alegre e Alenquer, onde o trabalho já passou de 70% dos dados coletados, Santarém é um dos municípios onde a coleta está mais atrasada.
TRANSTORNO
O governador Helder Barbalho fará a entrega, hoje, em Capanema, do Núcleo de Atendimento ao Transtorno do Espectro Autista (Natea) para a rede estadual de saúde. O novo espaço funcionará dentro da Policlínica do Rio Caetés para atender a comunidade autista da região. A iniciativa faz parte da implementação da política estadual de proteção dos direitos da pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Segundo o secretário de Saúde, Rômulo Rodovalho, todas as policlínicas que estão sendo entregues no Estado terão um núcleo de atendimento.
PÚLPITO
Em consequência de queixas e críticas de alguns fiéis, a Diocese de Marabá baixou ontem uma orientação aos sacerdotes, ministros ordenados e lideranças comunitárias para que evitem manifestações de cunho político-partidário na semana que antecede o segundo turno da eleição presidencial. A mensagem, assinada pelo bispo D. Vital Corbellini, proíbe especialmente afirmações políticas nos púlpitos das igrejas da paróquia. Ele observa que posicionamentos partidários contrariam as normas da Igreja Católica, do Direito Canônico e da legislação eleitoral brasileira.
AUDITORIA
A Auditoria Geral do Estado empossou ontem seis novos servidores, aprovados no certame C-212, realizado em janeiro deste ano. Eles fazem parte da segunda chamada do concurso que, em julho, empossou uma turma com 21 novos servidores. No total, 25 profissionais foram nomeados como auditor de finanças e controle e dois como assistentes administrativos. O ato ocorreu no auditório do Palacete Faciola, presidido pelo auditor geral Rubens Leão e com a presença da secretária adjunta da Seplad, Thainná Vieira, servidores da AGE e familiares dos empossados.
MUNICÍPIOS
Durante o Encontro Nacional dos TCMs, ocorrido em Goiânia na quinta-feira (20), a presidente do Tribunal de Contas dos Municípios do Pará, conselheira Mara Lúcia, lançou oficialmente o novo sistema da Corte de Contas intitulado “Raio-X dos Municípios”. A ferramenta foi apresentada ao público presente no painel “Apresentação dos TCMs e respectivas boas práticas”. O Raio-X dos Municípios agrupa os principais indicadores dos 144 municípios paraenses por área temática.
ACESSO
A iniciativa fortalece também o controle social por meio de painéis de fácil acesso, disponíveis a qualquer cidadão e que evidenciam as ações desenvolvidas pelo controle externo. O sistema é virtual e está disponível no portal do TCMPA, na seção “Destaques”. Atualmente, estão publicados quatro painéis desenvolvidos pela equipe técnica do próprio tribunal: Transparência Municipal; Associações, Consórcios e Terceiro Setor; Índice da Efetividade da Gestão Municipal-IEGM; e Educação.
LINHA DIRETA
Checagem do observatório De Olho nos Ruralistas junto ao TSE atestou que é falsa uma informação de inserção de campanha do presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, informando maioria (92,2%) de votos no Assentamento Agroextrativista Aritapera, em Santarém, no oeste paraense, no primeiro turno.
Na verdade, Lula (PT) teve 684 votos dos 1.757 eleitores aptos a votar na área em 2 de outubro, chegando a 49,32% dos votos válidos. Bolsonaro recebeu 591 votos, o que representa 42,61% dos votos válidos.
Alunos dos cursos de Licenciatura e Mestrado do IFPA podem se inscrever até o dia 27 para intercâmbio internacional no Instituto Politécnico de Bragança (IPB), em Portugal. São três vagas, e os selecionados recebem auxílio financeiro. O edital está disponível no site: ifpa.edu.br.
Para auxiliar jornalistas na cobertura do setor mineral, principalmente em relação ao acesso de termos técnicos e sua divulgação, o Instituto Brasileiro de Mineração realiza a segunda etapa do curso “Mineração para Jornalistas”, virtualmente, nos dias 25 de outubro e 8 e 22 de novembro.
O uso das audiências telepresenciais está facilitando o acesso à Justiça no Marajó. Na última quarta, 19, a 6ª Vara de Trabalho de Macapá (AP) pôde reconhecer o vínculo trabalhista num processo em que as partes envolvidas moram no município de Chaves, cidade que compõe o arquipélago.
A ação foi ajuizada há três meses por meio da tomada de reclamação trabalhista quando o grupo da Justiça Itinerante do Fórum de Macapá esteve na região. Já a sessão em que houve a decisão foi realizada de maneira telepresencial, com reclamante e reclamada em Chaves, a advogada do reclamado em Santarém, e a juíza em Macapá (AP), sem qualquer problema.