A Guarda de Nossa Senhora de Nazaré realiza nesta semana mais uma campanha de doação de sangue em parceria com o Hemopa. A meta é arrecadar 500 bolsas, número que representa um desafio para os voluntários. As doações começaram a ser recebidas em 25 de agosto e seguem abertas até o dia 30, sábado.
“Essa parceria começou quando o Hemopa foi até a Basílica, no estacionamento onde a gente costuma servir. Daí se criou esse vínculo. Antes, a Guarda só doava quando algum irmão precisava, a gente avisava nos grupos e o pessoal ia doar. Mas depois dessa visitação, e principalmente a partir de 2015, a divulgação cresceu, junto com o trabalho de evangelização da imagem peregrina, e as doações começaram a aumentar”, explicou o coordenador, Oscar Pimenta.
A marca de 500 bolsas foi definida em referência a uma ação promovida por membros da Igreja Adventista, que já alcançaram esse número em um projeto similar. “É uma disputa saudável, pra ver quem ajuda mais gente. Nosso objetivo agora é fazer o máximo para alcançar essas 500 bolsas de sangue”, disse.
No ano passado, a Guarda arrecadou 364 bolsas no primeiro semestre e, no total das duas campanhas realizadas no ano, chegou a 450 bolsas. Em 2025, a primeira mobilização, em maio, já alcançou 394 doações. Agora, a expectativa é superar a meta e motivar ainda mais os grupos que integram a festa. “A gente criou uma gincana entre as equipes do Círio. Quem doar mais, em percentual, vai ganhar alguns kits de produtos da Guarda para sortear entre os participantes. É uma forma de incentivar”, explicou.
O tema da campanha deste ano é “Doar sangue como um ato de fé, solidariedade e vida”. “A gente serve na igreja, nas celebrações, e também como cristãos, ajudando os que mais precisam. Quando doamos sangue, a gente ajuda quatro vidas sem nem saber quem são. É fazer o bem sem olhar a quem”, reforçou Oscar.
A doação pode ser feita em qualquer unidade do Hemopa no Estado, das 8h às 17h. Para identificar a participação na campanha, o doador deve informar o código 492, que corresponde à Guarda de Nazaré. “Não é só para os guardas. Familiares e toda a sociedade podem ajudar. Fazer o bem para quem a gente nem conhece é muito importante. Por isso contamos com todos nessa missão”, concluiu.
Quem pode doar
• Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos precisam de autorização e presença do responsável legal).
• Pesar no mínimo 50 kg.
• Estar em bom estado de saúde.
• Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24h).
• Estar alimentado (evitar alimentos gordurosos antes da doação).
• Apresentar documento oficial com foto.
PARA ENTENDER
Quem pode doar
Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos precisam de autorização e presença do responsável legal).
Pesar no mínimo 50 kg.
Estar em bom estado de saúde.
Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24h).
Estar alimentado (evitar alimentos gordurosos antes da doação).
Apresentar documento oficial com foto.