
Mundo
Brasileira morta na Argentina usou cocaína, maconha e drogas sintéticas, aponta exame

Mundo
JÚLIA BARBON
BUENOS AIRES, ARGENTINA (FOLHAPRESS) – Um exame toxicológico confirmou que a brasileira Emmily Rodrigues, 26, consumiu álcool, cocaína, maconha e outras drogas sintéticas antes de cair do sexto andar de um prédio de Buenos Aires, na Argentina, no dia 30 de março.
A informação foi publicada pela agência de notícias estatal Télam e confirmada à reportagem pelo advogado que representa a família da jovem, Ignacio Trimarco. Segundo ele, o relatório é preliminar, e um parecer mais completo ainda detalhará a quantidade de cada substância presente no corpo.
Segundo a Telám, que teve acesso ao documento do Laboratório de Toxicologia e Química Legal, o sangue da modelo tinha um grama de álcool e vestígios de cocaína -assim como as narinas. Na análise da bile (secreção produzida pelo fígado), foram achadas cocaína e ketamina.
Conhecida como special K ou key, essa última substância é um anestésico e analgésico, que é ministrado pela medicina em quadros de depressão resistente, por exemplo, mas vem sendo usado como droga recreativa.
Na urina de Emmily, havia ainda concentrações de maconha, cocaína, ketamina e MDMA.
O exame corrobora os depoimentos das testemunhas e do principal suspeito, o empresário e dono do apartamento Francisco Sáenz Valiente, 52, de que Emmily consumiu drogas antes de cair. Ele afirma que ela teve um surto psicótico e se jogou, versão que é contestada pela família.
Segundo o advogado Trimarco, o resultado toxicológico apenas confirma uma das acusações do Ministério Público: a de que Valiente teria fornecido drogas à jovem. “São duas acusações distintas, uma de fornecimento de drogas e outra de feminicídio. O exame corrobora a primeira acusação”, diz ele.
O empresário ficou detido preventivamente por cerca de 20 dias após a morte, mas foi solto no mês passado porque a Justiça concluiu que não havia indícios suficientes para a manutenção da prisão.
Ele não pode sair do país, tem que se apresentar à Justiça a cada 15 dias e está proibido de se comunicar com testemunhas ou os pais da jovem. A reportagem tentou entrar em contato com seu advogado, Rafael Cúneo Libarona, pelo telefone de seu escritório, mas ele não retornou a ligação.
Ainda há mais dúvidas do que respostas sobre o caso, que corre sob sigilo. Sabe-se que, na noite anterior, Emmily foi a um restaurante, a um bar e depois seguiu com duas amigas brasileiras por volta das 3h para o apartamento de Valiente, que estava com uma quarta amiga brasileira, no bairro do Retiro.
O empresário afirma que, por volta das 9h, após duas delas irem embora, a jovem teve um surto psicótico causado pelo consumo de drogas e se jogou da janela. Ele, a amiga que continuou no apartamento e os vizinhos chegaram a ligar para a emergência enquanto ela ainda gritava. Mas quando eles chegaram ela já havia caído, nua, no vão do edifício.
Segundo a Telám, os exames periciais concluíram que não havia sêmen no corpo de Emmily, o que coincide com o relato do suspeito de que não manteve relações sexuais com ela naquela noite. Ele também afirmou aos investigadores que não foi uma festa sexual.
De acordo com amigas de Emmily, a brasileira se mudou de Salvador para Buenos Aires há cerca de quatro anos, depois que conheceu um ex-namorado argentino, e chegou a cursar três semestres de medicina na nova cidade, mas parou.
Em seguida, trabalhou em uma agência de turismo e fez cursos de estética. Recentemente, atuava como modelo fotográfica e em eventos privados e tinha planos de investir um dinheiro guardado em uma clínica de estética para mulheres e homens.
Também namorava um outro argentino recentemente, que até agora não veio a público. Morava sozinha com sua cachorrinha Chanel num apartamento no bairro de Caballito, a 7 km de onde morreu.
Mais Notícias
Mais artigosDIA DA MENTIRA
Saiba por que 1º de abril é o Dia da Mentira em diversos países
Em muitos países o dia 1º de abril é considerado o Dia da Mentira ou Dia dos Bobos.
INCIDENTE TRÁGICO
Homem morre em ataque de crocodilo enquanto nadava na Indonésia
Este é mais um trágico incidente envolvendo crocodilos na região, que vem registrando aumento nos casos de ataques nos últimos anos.
Mundo
ChatGPT Ghibli: Febre de imagens sobrecarrega servidores da OpenAI
A funcionalidade de geração de imagens do ChatGPT ganhou destaque quando usuários começaram a transformar fotos comuns e memes em ilustrações .
COP-30
Faremos o possível para COP30 ser um sucesso, diz ex-premiê francês a Haddad
A França vai "fazer o possível para ajudar a fazer [da COP 30] de Belém um grande sucesso", segundo o ex-primeiro-ministro francês Laurent Fabius.
TRAGÉDIA
Número de mortos em terremoto de Mianmar passa de 2.000, diz governo
O número de mortos no terremoto em Mianmar aumentou para 2.056, informou nesta segunda-feira (31) a junta militar que governa o país.
DESVIO
Justiça da França inabilita Marine Le Pen, líder da ultradireita
A pré-candidata à Presidência da França Marine Le Pen está inelegível por um período ainda a ser determinado após ser condenada, nesta segunda (31).
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Termos de Uso e Política de Privacidade