
Na manhã de quarta-feira (6), um episódio de violência dentro da sala de aula chocou a comunidade escolar de Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná. Um professor de 59 anos agrediu fisicamente um aluno de 14 anos, com empurrões e chutes, no Colégio Estadual Professor José Gomes do Amaral.
Imagens de câmeras de segurança, divulgadas pelo Portal Band Paraná, mostram o momento em que professor e aluno discutem enquanto estão sentados. Em seguida, ambos se levantam, e o educador empurra o adolescente, que reage. Na sequência, o professor tenta desferir um chute no estudante. Uma outra professora tenta intervir, mas não consegue conter a briga imediatamente.
Segundo a Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR), todas as medidas legais estão sendo tomadas. A pasta repudiou “veementemente qualquer forma de violência no ambiente escolar” e informou que:
- Um boletim de ocorrência foi registrado;
- O Conselho Tutelar foi acionado;
- O Ministério Público foi solicitado para o afastamento do servidor;
- O professor responderá a um processo administrativo disciplinar.
Após o ocorrido, o Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária (BPEC) esteve na escola, juntamente com os responsáveis pelos envolvidos. Todos foram levados à delegacia para prestar esclarecimentos. Não houve necessidade de atendimento médico.
O caso está sendo acompanhado pelo Núcleo Regional de Educação de Ponta Grossa e pelo Departamento de Gestão da Educação Básica (DH), que estão prestando suporte à direção da escola e à comunidade escolar.
A Polícia Civil investiga os fatos, já que o professor alega ter sido provocado pelo aluno antes do início da briga.