JC Concursos
A Uber trouxe à tona a polêmica lista de veículos que serão excluídos das categorias Black e Comfort a partir do próximo ano. Essa medida, que é divulgada anualmente, pretende melhorar a experiência dos passageiros ao selecionar opções de viagem mais aprimoradas.
Fundamentada em pesquisas junto aos usuários, a empresa está empenhada em elevar os padrões de qualidade nessas categorias, conhecidas por proporcionar ganhos mais vantajosos para os motoristas parceiros. A mudança trará novos critérios para a aceitação de carros nas modalidades Black e Comfort, promovendo uma renovação da frota disponível.
Apesar das alterações nas categorias de luxo, a Uber mantém inalteradas as diretrizes para a categoria Uber X. Carros com quatro portas, capacidade para até cinco passageiros, ar-condicionado e uma idade máxima de fabricação de 10 anos (com algumas cidades estabelecendo um limite de 8 anos) continuarão sendo os padrões para veículos elegíveis. Isso implica que, a partir de 2024, apenas veículos fabricados a partir de 2014 serão aceitos na maioria das cidades brasileiras.
A Uber também está estabelecendo proibições gerais aplicáveis a todos os tipos de viagens, incluindo a exclusão de carros com placas vermelhas, pick-ups, vans e caminhonetes. Carros sinistrados, adesivados ou com modificações significativas no sistema de suspensão e freios também estão na lista de exclusões.
As categorias Comfort e Black trarão requisitos como quatro portas, capacidade para cinco passageiros, ar-condicionado e um mínimo de 100 viagens concluídas. A média de avaliação dos usuários deve ser igual ou superior a 4,85. Marcas e idades de veículos podem variar de acordo com a localidade.
A Uber também está considerando o espaço interno e a capacidade do porta-malas dos veículos aprovados. A partir do próximo ano, uma novidade interessante é a possibilidade de personalização das viagens pelos usuários, permitindo escolher a temperatura do ar-condicionado, a estação de rádio preferida e até mesmo solicitar uma viagem silenciosa.
Veja a lista de veículos que não serão mais aceitos nas categorias Uber Black e Uber Comfort a partir de 2024:
Uber Black:
- Land Rover Freelander
- Mitsubishi Pajero TR4
- Suzuki Grand Vitara
- Suzuki Vitara
- Ford Edge
- Ford Focus
- Territory
- Toyota Corolla Fielder
- Toyota Hilux
- Audi RS 7
- Citroën C4L
- Citroën C5
- Peugeot 2008
- Peugeot 408
- Peugeot 508
- Renault Fluence
- Caoa Chery Tiggo 3X
- JAC Motors T6
- Lifan X60
- Honda CR-V
Uber Comfort:
- Land Rover Freelander
- Chevrolet Blazer
- Cobalt
- Chevrolet Joy Plus
- Honda CR-V
- Honda Fit
- Ford Edge
- Ford Fiesta sedã
- Focus
- Ka sedã
- Territory
- Lexus ES
- Volkswagen Voyage
- Porsche Cayman
- Fiat Bravo
- Fiat Doblo
- Grand Siena
- Idea
- Linea
- Siena
- Siena Attractive
- Citroën C4 Pallas
- Citroën C5
- Geely EC7
- Caoa Chery Tiggo 7 Pro
- Caoa Chery Tiggo 8 Pro
- JAC Motors J5
- JAC Motors J6
- iEV20
- Lifan 530