NOVA ERA DIGITAL

TV 3.0: saiba o que muda com a nova geração da televisão aberta no Brasil

A televisão aberta brasileira está prestes a passar por uma grande transformação com a chegada da chamada TV 3.0.

TV 3.0: saiba o que muda com a nova geração da televisão aberta no Brasil

A televisão aberta brasileira está prestes a passar por uma grande transformação com a chegada da chamada TV 3.0. Prevista para começar a ser implementada em 2025, a nova geração promete uma experiência muito mais interativa, com imagens em ultra definição (4K ou superior), som imersivo e integração com a internet — tudo isso mantendo o sinal gratuito e acessível para a população.

A TV 3.0 vai substituir gradualmente o atual padrão digital (TV 2.0), que começou a ser implantado no Brasil em 2007. Entre as principais mudanças, estão a melhora significativa na qualidade de imagem e áudio, a possibilidade de assistir à programação ao vivo ou sob demanda, além de recursos como múltiplas câmeras, personalização de conteúdo e até publicidade direcionada.

O novo sistema usará tecnologias como HDR (High Dynamic Range), som com múltiplos canais, acessibilidade aprimorada e compressão de dados mais eficiente. Tudo isso permitirá que o espectador tenha uma experiência mais parecida com a que já é oferecida por serviços de streaming — mas com acesso gratuito e via sinal aberto.

A proposta da TV 3.0 foi desenvolvida por um grupo técnico ligado ao Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre (SBTVD), com apoio da Anatel e do Ministério das Comunicações. A expectativa é que, após testes em cidades-piloto como Rio de Janeiro e São Paulo, a tecnologia seja levada gradualmente para outras regiões do país até 2028.

Para os telespectadores, a principal mudança será a necessidade de um aparelho compatível com o novo padrão ou de um conversor específico. Mas, assim como ocorreu na transição da TV analógica para a digital, políticas públicas devem garantir o acesso aos equipamentos para famílias de baixa renda, a fim de assegurar a universalização do serviço.

Débora Costa

Coordenadora do site Diário do Pará

Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela UNAMA (Universidade da Amazônia). Especialista em Comunicação Corporativa e Marketing Empresarial com ênfase em mídias e redes sociais. Coordena o site Diário do Pará, parte do Grupo RBA, desde 2010. Ao longo da carreira, atuou na cobertura de diversas editorias, além de ter experiência no veículo de TV e na Coordenação do Núcleo de Mídias Digitais. 📍 Nascida em Belém-PA 📌 Redes Sociais: 📷 Instagram: @debboracosta 🐦 X: @debboracosta 💼 LinkedIn

Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela UNAMA (Universidade da Amazônia). Especialista em Comunicação Corporativa e Marketing Empresarial com ênfase em mídias e redes sociais. Coordena o site Diário do Pará, parte do Grupo RBA, desde 2010. Ao longo da carreira, atuou na cobertura de diversas editorias, além de ter experiência no veículo de TV e na Coordenação do Núcleo de Mídias Digitais. 📍 Nascida em Belém-PA 📌 Redes Sociais: 📷 Instagram: @debboracosta 🐦 X: @debboracosta 💼 LinkedIn