SAIBA COMO FAZER

Sisu 2025: Inscrições abertas para concorrer a 261.779 vagas

Descubra como utilizar sua nota do ENEM para se inscrever no Sisu e concorrer a vagas em instituições públicas de ensino superior.

FOTO: Divulgação
Sistema disponibiliza vagas em instituições públicas de ensino superior de todas as regiões do país, em especial universidades e institutos federais FOTO: Divulgação

Entre 17 e 21 de janeiro, os candidatos que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 poderão utilizar suas notas para se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), concorrendo a vagas em instituições públicas de ensino superior, como universidades e institutos federais. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas no Portal Único do Acesso ao Ensino Superior, seguindo o cronograma e critérios divulgados no Edital nº 35/2024.

Neste ano, o Sisu oferece 261.779 vagas em instituições públicas de todo o Brasil. Destas, mais de 68 mil são destinadas a estudantes interessados em cursos de licenciatura, com destaque para o programa Pé-de-Meia Licenciaturas, parte do programa Mais Professores para o Brasil. O programa oferecerá mais de 12 mil bolsas para candidatos com nota igual ou superior a 650 pontos no Enem, que se matricularem em cursos presenciais de licenciatura.

Distribuição das vagas – Os estados com maior número de vagas são Minas Gerais (34.049), Rio de Janeiro (28.424), Bahia (22.889) e Paraíba (21.268). As universidades federais com mais vagas são a UFRJ (9.050) e a UFF (8.683). Entre os institutos federais, destacam-se o IFCE (6.022 vagas), o IFSP (5.675) e o IFPB (2.850).

O Sisu 2025 também oferece 14.521 vagas em cursos tecnológicos, como energias renováveis, gestão de dados, TI, ciência de dados, análise de sistemas, redes de computadores, entre outros.

Requisitos para inscrição – Para se inscrever, o candidato deve ter concluído o ensino médio, participado do Enem 2024 e não ter zerado a redação.

Passo a passo da inscrição:

  1. Acesse a página do Sisu, clique em “fazer inscrição” e entre com seu perfil do gov.br ou cadastre-se.
  2. Confirme seus dados de contato e preencha o perfil socioeconômico para a Lei de Cotas.
  3. Escolha até duas opções de cursos, podendo pesquisar por município, instituição ou curso.
  4. Confira e confirme os dados do curso e da modalidade escolhidos.
  5. Após a confirmação, o candidato será redirecionado para a tela “minha inscrição”, onde poderá visualizar a classificação parcial.

Cotas – A classificação será feita inicialmente pela ampla concorrência, com base na pontuação do Enem 2024. Posteriormente, será realizada a reserva de vagas conforme os critérios da Lei de Cotas, que beneficia candidatos de escolas públicas, baixa renda, pessoas com deficiência, além de negros, pardos, indígenas e quilombolas. A distribuição de vagas seguirá os percentuais atualizados do Censo 2022, realizado pelo IBGE.

Etapas – A edição de 2025 contará com uma única etapa de inscrição. A chamada regular será realizada em 26 de janeiro. A lista de espera estará disponível de 26 a 31 de janeiro, e os candidatos não selecionados na chamada regular poderão manifestar interesse nela também pelo Portal Acesso Único.

Os candidatos selecionados, tanto na chamada regular quanto na lista de espera, deverão realizar a matrícula na universidade no período indicado no edital.