PESQUISA

Shopping centers de Belém têm variadas opções de lazer

Segundo pesquisa, das 121 mil lojas nesses estabelecimentos no Brasil, cerca de 2,2% pertencem ao segmento de lazer

 Alimentação e brinquedos fazem parte dos atrativos nos shoppings Foto: Octavio Cardoso
Alimentação e brinquedos fazem parte dos atrativos nos shoppings Foto: Octavio Cardoso

Os shoppings são opções de lazer e entretenimento para muitas famílias, diz a Associação Brasileira de Shopping Center (ABRASCE) com a terceira edição do Estudo de Tendências e Oportunidades, com foco no papel do lazer e entretenimento na atração de público para os shoppings centers no Brasil. Segundo a pesquisa, das 121 mil lojas do setor no Brasil, cerca de 2,2%, mais de 2 mil operações fixas, pertencem ao segmento de lazer.

O levantamento também aponta que, entre 2019 e 2023, a participação dessas operações subiu de 1,4% para 2,2%, reforçando os shoppings como espaços de convivência e entretenimento familiar. O que significa um crescimento de 2,4 para 3,4 operações por empreendimento no período. O coordenador de marketing do Shopping Pátio Belém, situado no bairro da Batista Campos, destaca que hoje os shoppings centers não são apenas um centro de compras, mas de cultura e convivência.

“Aqui você encontra exposições, você tem cinema, tem parque, tem cafeterias. As pessoas se reúnem ao final da tarde para tomar um café aqui no shopping. Então o shopping oferece “mini praças”, pontua. O coordenador também destaca que os espaços atraem diferentes públicos, e todos são bem frequentados e, desde o início do ano até terça-feira (01), quase 3 milhões de pessoas passaram pelo espaço.

“No mês de março foram 900 mil pessoas. Porque o shopping também oferece variados tipos de serviços. Têm pessoas que vêm para o shopping mais pela parte da manhã, o nosso público idoso, por exemplo. Ainda tem o público que vem pela tarde, que frequenta a academia, assim como o que vem tomar sorvete, pegar um cinema”, disse.

Para aproveitar a folga do trabalho, o casal formado por Joyce Cardoso, 30, e Eliade Cardoso, 35, decidiu ir ao cinema, mas eles confessaram que na maioria das vezes o maior atrativo do shopping é a praça de alimentação, por causa da diversidade de restaurantes. “Além da segurança, proximidade, tem uma grande variedade de opções. A gente frequenta bastante mesmo, sempre estamos em alguma praça de alimentação de algum shopping, não só este”.

Para passar um tempo de qualidade com a filha e satisfazer a vontade da pequena Ana Beatriz, de 6 anos, a mãe Mônica Rodrigues, 38 anos, frequenta bastante os parques infantis temáticos. “Todo mês tem uma atração nova, dessa vez é o parque do coelho, por conta da Páscoa. Assim, em todas as datas comemorativas estou aqui porque ela gosta muito e sempre aproveito quando estou de folga. Aqui também é um local mais fechado, então, de alguma forma, acaba sendo mais seguro”.