Notícias

Seminário discute saneamento básico e economia circular

Ministro Jader Filho falou da importância da matriz energética e o tratamento da energia eólica

FOTO: govbr
Ministro Jader Filho falou da importância da matriz energética e o tratamento da energia eólica FOTO: govbr

 

O ministro das Cidades, Jader Filho, participou, na manhã desta terça feira (17), da cerimônia de abertura do Seminário “Saneamento Básico Brasileiro: Rumo a uma Economia Circular” e do lançamento do Caderno de Debates do Plano Nacional de Saneamento Básico (PLANSAB).

Organizado pela Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades, o evento reunirá até esta quarta-feira autoridades e especialistas para discutir o futuro do saneamento básico no Brasil e promover a economia circular.

Durante a abertura do seminário, o ministro Jader Filho destacou o compromisso do Ministério das Cidades e do Governo Federal em relação à economia circular, enfatizando a importância de abordar a questão do saneamento e da sustentabilidade. Ele ressaltou sobre a importância de se falar da nossa matriz energética.

“A nossa matriz energética é uma das mais limpas do mundo. Precisamos tratar da nossa energia eólica” disse Jader, destacando os avanços na direção de fontes de energia mais sustentáveis.

O ministro também anunciou que os próximos projetos do programa “Minha Casa, Minha Vida” serão desenvolvidos com energia solar, enfatizando o compromisso do governo com fontes de energia limpa.

“Os próximos projetos do ‘Minha Casa, Minha Vida’ já têm prevista a produção de energia solar. Iremos adquirir energia de fazendas solares para fornecer a essas novas habitações, marcando um norte para o nosso governo,” disse Jader Filho.

O evento contou ainda com a presença de diversas autoridades, incluindo o secretário-executivo do Ministério das Cidades, Hildo Rocha. Ele enfatizou o compromisso do Ministério das Cidades com a economia circular, reuso da água e a importância de otimizar os recursos naturais e reduzir a poluição.

Hildo Rocha enfatizou que o Ministério das Cidades tem buscado fortalecer a economia circular no saneamento ambiental, otimizar os recursos naturais e diminuir a poluição”.

Leonardo Picciani, secretário Nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades, também agradeceu os esforços da equipe e falou sobre o Marco do Saneamento. Ele destacou a importância do saneamento como um setor intensivo em consumo de energia e como avançar no reuso e na eficiência energética é fundamental.

O primeiro dia de evento contou também com a presença de Adalberto Maluf, secretário Nacional de Ambiente Urbano e Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, e José Priante, presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados.