A segunda etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a ser realizada neste domingo (10), terá foco nas áreas de Ciências da Natureza e Matemática. Na reta final para a prova, porta de entrada ao ensino superior, os alunos devem enfrentar uma prova mais trabalhosa, voltada a interpretação de gráficos e imagens, além da resolução de cálculos matemáticos. A recomendação é simples: descanso, boa alimentação e sono regulado são as principais indicações para quem almeja uma vaga na universidade.
A resolução das questões é a principal aliada dos estudantes na semana final da segunda prova. Isso porque os candidatos enfrentarão um exame cansativo composto por 90 questões de caráter conteudista, que exige do aluno o domínio teórico das disciplinas e a interpretação do enunciado das questões. “O aluno deve focar muito em resolução de exercícios porque o conteúdo já foi dado ao longo do ano. Quando você resolve as questões do Enem anteriores, acaba revendo o conteúdo e, muitas vezes, consegue identificar algumas pegadinhas”, recomenda a professora de Química, Sheila Santos.
Porém, na véspera da prova, sábado, os alunos devem prezar por momentos de lazer, seja assistir filmes e séries, um passeio em família, uma leitura despretensiosa ou até mesmo a prática de esportes. Nesse contexto, desconectar dos estudos auxilia a baixar os níveis de estresse e ansiedade e elevar a sensação de prazer, satisfação e relaxamento antes da prova de domingo.
“É preciso relaxar a mente e o corpo, fazendo atividades que o aluno goste, que lhe dê prazer, para liberar os hormônios de satisfação, assim eles ficam bem mais tranquilos para o dia da prova. Não adianta ficar estudando, resolvendo questões um dia antes da prova porque eles vão ficar mais cansados. Para estar bem para a prova, é preciso ter uma boa alimentação e uma boa noite de sono e isso inclui dormir cedo. Com isso, eu acredito que eles farão uma excelente prova”, afirma a docente.
EXAME
A interpretação de gráficos, tabelas, imagens, texto e o raciocínio lógico são as competências essenciais aos candidatos do Enem. Em 2024, os fatores das mudanças climáticas são a aposta para o segundo dia do exame. Por isso, ao receber o caderno de questões, o aluno deve identificar e priorizar a resolução das questões mais fáceis, com menos recurso visual e leitura. Isso porque, na segunda prova, o tempo é, simultaneamente, aliado e inimigo na resolução de questões historicamente mais trabalhosas.
“Primeiramente, os alunos têm que observar qual é a disciplina que tem mais afinidade. Se o aluno se dá bem em Química, ele tem que começar resolvendo as questões dessa disciplina e assim em diante. No momento em que ele abrir a prova e se deparar com uma questão que considera muito complexa, que demanda uma análise mais detalhada, a recomendação é que deixe essa questão por último. Tem que fazer as questões que você se identifica mais e considera ser de nível fácil”, orienta a professora Sheila.
SERVIÇO
segunda prova
Principais conteúdos da área de Ciências da Natureza e suas tecnologias
l Química Orgânica
l Mudanças climáticas (Efeito Estufa, Aquecimento Global, chuva ácida)
l Radioatividade
l Química inorgânica
+INFO: (fonte: INEP)
Os alunos que faltaram ou perderam o primeiro dia do Enem podem participar do segundo dia de provas.
HORÁRIOS
Abertura dos portões: 12h
Fechamento dos portões: 13h
Início da prova: 13h30
Término das provas: 18h30
Término das provas (participantes com tempo adicional): 19h30
Término das provas (participantes da videoprova em Libras): 20h30
Obs: a prova segue o horário de Brasília