Notícias

Saiba como ser voluntário no Rio Grande do Sul 

Reprodução
Reprodução

O voluntariado durante as enchentes no Rio Grande do Sul tem sido uma demonstração poderosa de solidariedade e apoio às comunidades afetadas. Pessoas de todo o Brasil estão se mobilizando para ajudar, seja através de doações, trabalho voluntário em abrigos, triagem de alimentos e roupas, ou apoio logístico.

Você pode se voluntariar no Rio Grande do Sul para ajudar as vítimas das chuvas e enchentes na região. Muitos órgãos do estado estão recebendo voluntários, especialmente profissionais da saúde, mas também há oportunidades para auxiliar na coleta e organização das doações.

O espírito solidário e a generosidade demonstrados pelos voluntários durante essa crise destacam a importância do trabalho em equipe e da solidariedade em momentos de dificuldade. Essa união de esforços mostra como a comunidade pode se unir para enfrentar desafios e oferecer apoio mútuo quando mais necessário.

Veja como participar dessa corrente de solidariedade do SOS Rio Grande do Sul:

O SOS Rio Grande do Sul é uma iniciativa promovida pela Defesa Civil do RS, fornecendo alertas gerais, informações sobre abrigos, orientações para doações e oportunidades de trabalho voluntário. O serviço opera em duas unidades em Porto Alegre, dividindo-se em dois turnos: um pela manhã e outro à tarde.

Os participantes do programa ajudam na verificação da validade dos alimentos, na triagem das roupas recebidas e na montagem de cestas básicas ou kits de higiene e limpeza. Além de indivíduos, empresas e outras instituições também podem contribuir.

Para se cadastrar:

  1. Acesse casamilitar-rs.com.br/voluntariado;
  2. Preencha o formulário com suas informações;
  3. Escolha um ou dois turnos de trabalho;
  4. Pressione “Cadastrar”.

Secretaria de Saúde
A Secretaria de Saúde do RS também abriu espaço para trabalho voluntário de profissionais da saúde nas cidades afetadas pelas chuvas. A entidade procura por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e especialistas de outras áreas da saúde para colaborarem em hospitais e unidades de pronto atendimento.

Para participar:

Acesse saude.rs.gov.br/cadastro-de-profissionais;
Preencha o formulário no final da página;
Pressione “Enviar”.
O órgão reforça que o trabalho é voluntário, sem vínculo empregatício, e os profissionais seriam convocados de acordo com a demanda.

Correios
Voluntários podem trabalhar na triagem e organização de doações recebidas pelos Correios no Distrito Federal e nos estados de São Paulo e Paraná. A empresa aceita a ajuda de colaboradores nas seguintes cidades:

Brasília (DF);
Cajamar (SP);
Cascavel (PR);
Curitiba (PR)
Guarulhos (SP);
Londrina (PR).

As pessoas interessadas podem mandar e-mail com nome completo e telefone de contato para:

Distrito Federal: [email protected];
Paraná: [email protected] (PR);
São Paulo: [email protected].

Força Nacional do SUS
A Força Nacional do SUS é um programa de cooperação vinculado ao Ministério da Saúde e também atua no socorro emergencial do RS. O cadastro está disponível para profissionais da saúde, condutores de veículos de emergência e veterinários.

Para se inscrever:

Acesse gov.br/saude/pt-br/composicao/saes/dahu/forca-nacional-do-sus;
Role a página e clique em “Acesse o formulário”;
Preencha com seus dados;
Pressione “Enviar”.

Mais formas de ajudar
Quer colaborar de outras maneiras? Aproveite para conferir as formas de doar para as vítimas e acompanhe as páginas de redes sociais que atuam para encontrar animais perdidos com as chuvas.