Notícias

Saiba como concorrer a bolsas de mestrado e doutorado nos EUA

A emissão de vistos americanos para brasileiros teve aumento de 40% em março, segundo dados do Gabinete de Assuntos Consulares dos EUA. Foto: Divulgação
A emissão de vistos americanos para brasileiros teve aumento de 40% em março, segundo dados do Gabinete de Assuntos Consulares dos EUA. Foto: Divulgação

Os interessados em cursar doutorado pleno ou mestrado nos Estados Unidos têm até domingo, 30 de abril, para se candidatarem à seleção. A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC), tem parceria com a Comissão para o Intercâmbio Educacional entre os Estados Unidos e o Brasil (Comissão Fulbright), liderada pelo governo dos Estados Unidos.  

O Programa de Doutorado Pleno nos Estados Unidos prevê a concessão de até 10 bolsas, com duração de até seis anos, de acordo com avaliação anual, conforme o Edital nº 4/2023. Cada bolsista terá apoio financeiro da Capes nos três primeiros anos, no valor de até US$ 55 mil anuais. A partir do quarto ano, a Universidade anfitriã assumirá os custos do doutorando. 

Em março, o Programa aumentou o número de áreas abrangidas pelo edital, que inclui Ciências Exatas e da Terra, Ciências Biológicas, Engenharias, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas, Linguística, Letras e Artes e Multidisciplinar. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas até às 17h, do dia 30 de abril (horário de Brasília). 

Cinema  para aqueles que pretendem estudar roteiro de cinema nos EUA, o mestrado profissional pelo Programa Master of Fine Arts (MFA) in Screenwriting também está com as inscrições em fase final. O Edital nº 3/2023 prevê duas vagas para roteiristas. As candidaturas devem ser apresentadas até às 23h59 do dia 30 de abril, pelo formulário de inscrição on-line disponível na página fulbright.org.br. 

Para se candidatar ao mestrado profissional de formação de roteiristas nos EUA é necessário ter nacionalidade brasileira, residir no Brasil, ter concluído, depois de 1º janeiro de 2018, bacharelado ou equivalente, com duração regular mínima de quatro anos. Além disso, é preciso ter experiência comprovada na área de elaboração de roteiros para produções cinematográficas ou audiovisuais, não ser mestre ou doutor e não ter outra bolsa em andamento. 

CAPES-Fulbright de Doutorado Pleno  o Programa tem como objetivo formar doutores nos EUA como alternativa às possibilidades ofertadas pela pós-graduação brasileira. A iniciativa busca candidatos de excelente desempenho acadêmico e com projetos que não possam ser realizados no Brasil. 

Mestrado de Roteiristas  no mestrado profissional de formação de roteiristas nos Estados Unidos, os participantes brasileiros vivenciam experiências educacionais voltadas para a qualidade, o empreendedorismo e a competitividade na área, além de complementar a formação técnica e especializada para a produção audiovisual. 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Capes