ASSASSINATO

Ruy Fontes, ex-chefe da Polícia Civil de SP, é executado em São Paulo

Ex-delegado-geral de São Paulo, Ruy Ferraz Fontes, é executado a tiros na capital paulista
Ex-delegado-geral de São Paulo, Ruy Ferraz Fontes, é executado a tiros na capital paulista

Ex-delegado geral de São Paulo foi executado a tiros agora à noite, em São Paulo. Atual secretário de Administração do município de Praia Grande, em São Paulo, Ruy Ferraz Fontes,foi executado a tiros nesta segunda, 15. Segundo a Polícia Militar, enquanto dirigia seu carro pelas ruas da cidade um grupo de homens armados desceram e outro veículo e atiraram contra o automóvel da vítima.

Ruy Fontes foi delegado-geral de São Paulo entre 2019 e 2022 e atuou por mais de 40 anos na Polícia Civil. Teve papel central no combate ao crime organizado e foi pioneiro nas investigações sobre o PCC. Comandou divisões como DEIC, DENARC e Homicídios, além de dirigir o Decap.

Ele atuou por mais de 40 anos na Polícia Civil. Teve papel central no combate ao crime organizado e foi pioneiro nas investigações sobre o PCC. Comandou divisões como DEIC, DENARC e Homicídios, além de dirigir o Decap.

Ruy Fontes teve atuação decisiva durante os ataques de maio de 2006, quando o PCC promoveu uma série de ações violentas contra forças de segurança em São Paulo.

Entre 2019 e 2022, comandou a Delegacia Geral de Polícia do Estado de São Paulo. Nesse período, liderou a transferência de chefes do PCC de presídios paulistas para unidades federais em outros estados, medida considerada estratégica para enfraquecer o poder da facção dentro das cadeias.

Em 2023, assumiu a Secretaria de Administração de Praia Grande, cargo que ocupava até agora, quando foi assassinado.

Segundo a SSP-SP, policiais militares atenderam rapidamente a ocorrência e localizaram o veículo utilizado pelos criminosos. A cena do crime foi preservada para a realização da perícia.

“Equipes estão em campo, realizando diligências e utilizando ferramentas de inteligência para identificar, prender e responsabilizar os envolvidos”, complementou a secretaria.