Notícias

Romário escala irmão para ser vereador no Rio de Janeiro

Romário escala irmão para ser vereador no Rio de Janeiro Romário escala irmão para ser vereador no Rio de Janeiro Romário escala irmão para ser vereador no Rio de Janeiro Romário escala irmão para ser vereador no Rio de Janeiro
O senador Romário (PL-RJ) escalou o irmão Ronaldo Farias para disputar uma vaga na Câmara Municipal do Rio
Romário afastou a hipótese de seu perfil ter sido invadido por um hacker e confirmou, por meio de sua assessoria, que foi ele mesmo quem xingou a seguidora. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

RIO (AG) – O senador Romário (PL-RJ) escalou o irmão Ronaldo Farias para disputar uma vaga na Câmara Municipal do Rio e aumentar a atuação política da família. A indicação proposta pelo ex-craque foi abraçada pelo PL, que aposta na candidatura de celebridades e parentes de políticos famosos na tentativa de aumentar a bancada na capital, hoje com apenas três cadeiras, e superar o PSD, que soma 13. O principal puxador de votos será o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, o já vereador Carlos.

Como estratégia de campanha, Ronaldo vai colar sua imagem à do irmão para faturar uma possível transferência de votos. Com apenas 3,8 mil seguidores no Instagram, Ronaldo costuma publicar fotos ao lado do irmão e fazer referências à atuação do tetracampeão mundial nas quatro linhas, como a alusão à camisa 11 do ex-jogador no nome de usuário do perfil. Ele espera ainda fazer corpo a corpo acompanhado de Romário.

Ronaldo, de 57 anos, é três anos mais novo que Romário e já atuou como assessor na Câmara Municipal da capital e na Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj). Também foi secretário de Esporte em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, e em Mangaratiba, na Costa Verde. Essa é a primeira vez em que ele concorrerá a um cargo público.

– Quero ser a extensão dele (Romário) no Rio, para fiscalizar se as emendas que manda estão indo para o lugar certo: esporte, serviços sociais e pessoas com deficiência. Romário tem que ter alguém na cidade do Rio – afirmou o candidato, que foi jogador nas categorias de base do Vasco, clube que formou o hoje senador, e teve passagens por clubes de Portugal e Bélgica, além de treinar times como o Olaria e o Sociedade Esportiva Búzios.

A menos de dez dias do fim do prazo para o registro de candidaturas na Justiça Eleitoral, já há pelo menos cinco candidatos a vereador do PL parentes ou que adotaram o sobrenome de políticos conhecidos.

Além de Ronaldo Faria, o PL terá entre os puxadores de legenda a mãe dos irmãos atores Bruno e Thiago Gagliasso, a empresária Lúcia Gagliasso. Thiago, deputado estadual bolsonarista, está à frente da estratégia de campanha da mãe. Já Bruno rompeu politicamente com o irmão ao declarar, em 2022, apoio à campanha do presidente Lula.

Completam a lista de parentes no PL Fábio Poubel, primo do deputado estadual Filippe Poubel (PL), que tem a cidade de Maricá como reduto eleitoral, e o vereador Rogério Amorim (PL). Candidato à reeleição, ele é irmão de Rodrigo Amorim, candidato do União Brasil à prefeitura.

A legenda também aposta no cantor gospel e ex-pagodeiro Waguinho. O artista tem o apoio do pastor Silas Malafaia, líder religioso da igreja Assembleia de Deus Vitória em Cristo.