Notícias

Romário escala irmão para ser vereador no Rio de Janeiro

O senador Romário (PL-RJ) escalou o irmão Ronaldo Farias para disputar uma vaga na Câmara Municipal do Rio
Romário afastou a hipótese de seu perfil ter sido invadido por um hacker e confirmou, por meio de sua assessoria, que foi ele mesmo quem xingou a seguidora. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

RIO (AG) – O senador Romário (PL-RJ) escalou o irmão Ronaldo Farias para disputar uma vaga na Câmara Municipal do Rio e aumentar a atuação política da família. A indicação proposta pelo ex-craque foi abraçada pelo PL, que aposta na candidatura de celebridades e parentes de políticos famosos na tentativa de aumentar a bancada na capital, hoje com apenas três cadeiras, e superar o PSD, que soma 13. O principal puxador de votos será o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, o já vereador Carlos.

Como estratégia de campanha, Ronaldo vai colar sua imagem à do irmão para faturar uma possível transferência de votos. Com apenas 3,8 mil seguidores no Instagram, Ronaldo costuma publicar fotos ao lado do irmão e fazer referências à atuação do tetracampeão mundial nas quatro linhas, como a alusão à camisa 11 do ex-jogador no nome de usuário do perfil. Ele espera ainda fazer corpo a corpo acompanhado de Romário.

Ronaldo, de 57 anos, é três anos mais novo que Romário e já atuou como assessor na Câmara Municipal da capital e na Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj). Também foi secretário de Esporte em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, e em Mangaratiba, na Costa Verde. Essa é a primeira vez em que ele concorrerá a um cargo público.

– Quero ser a extensão dele (Romário) no Rio, para fiscalizar se as emendas que manda estão indo para o lugar certo: esporte, serviços sociais e pessoas com deficiência. Romário tem que ter alguém na cidade do Rio – afirmou o candidato, que foi jogador nas categorias de base do Vasco, clube que formou o hoje senador, e teve passagens por clubes de Portugal e Bélgica, além de treinar times como o Olaria e o Sociedade Esportiva Búzios.

A menos de dez dias do fim do prazo para o registro de candidaturas na Justiça Eleitoral, já há pelo menos cinco candidatos a vereador do PL parentes ou que adotaram o sobrenome de políticos conhecidos.

Além de Ronaldo Faria, o PL terá entre os puxadores de legenda a mãe dos irmãos atores Bruno e Thiago Gagliasso, a empresária Lúcia Gagliasso. Thiago, deputado estadual bolsonarista, está à frente da estratégia de campanha da mãe. Já Bruno rompeu politicamente com o irmão ao declarar, em 2022, apoio à campanha do presidente Lula.

Completam a lista de parentes no PL Fábio Poubel, primo do deputado estadual Filippe Poubel (PL), que tem a cidade de Maricá como reduto eleitoral, e o vereador Rogério Amorim (PL). Candidato à reeleição, ele é irmão de Rodrigo Amorim, candidato do União Brasil à prefeitura.

A legenda também aposta no cantor gospel e ex-pagodeiro Waguinho. O artista tem o apoio do pastor Silas Malafaia, líder religioso da igreja Assembleia de Deus Vitória em Cristo.