Nesta semana e na próxima, dois feriados marcam o calendário nacional: Sexta-Feira Santa (18 de abril) e Tiradentes (21 de abril). A Sexta-Feira Santa antecede o domingo de Páscoa (20 de abril), que, apesar de ser uma das principais celebrações cristãs, não é considerado feriado.
Regras trabalhistas nos feriados
De acordo com a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), funcionários regidos por esse regime não podem ser obrigados a trabalhar em feriados, exceto se:
- Receberem o dobro do valor da hora trabalhada; ou
- Ganharem um dia de folga compensatória na semana seguinte.
Profissionais de serviços essenciais, como médicos, enfermeiros, policiais e bombeiros, estão entre as exceções e podem trabalhar normalmente.
Já em pontos facultativos, empresas e órgãos não essenciais podem decidir se funcionam ou não, definindo se os colaboradores devem comparecer ao trabalho.
Significado religioso
Para os cristãos, a Sexta-Feira Santa representa o dia da crucificação de Jesus Cristo, enquanto o Domingo de Páscoa celebra sua ressurreição.
Quinta-feira Santa: Dia normal de trabalho
A Quinta-feira Santa (17 de abril) não é feriado nacional, mas algumas escolas vinculadas a instituições religiosas podem suspender as aulas.