
Os jogos digitais fazem parte da rotina de lazer de muitos jovens que já nasceram em um mundo hiperconectado e mediado pela internet. E para manter essa atividade, eles não hesitam em investir na compra de novos games ou para equipar seus computadores para jogos digitais. Uma pesquisa realizada pela Serasa em parceria com a Gamers Club, considerado maior hub para a comunidade de jogos competitivos da América Latina, aponta que 77% dos gamers brasileiros gastam até R$250 por mês com jogos digitais.
A pesquisa ouviu um total de 4.585 pessoas entre 25 e 31 de julho deste ano e identificou que, entre os que jogam, 36% costumam adquirir pacotes de expansão, complementos de itens e funcionalidades adicionais. Além disso, 24% dos entrevistados afirmaram que assinam algum serviço de acesso a bibliotecas de jogos online, 59% apontaram que costumam comprar jogos digitais para consoles ou computadores, e 15% realizam essas aquisições todos os meses, o que demonstra que os gastos com games fazem parte do orçamento de grande parte dos brasileiros de maneira recorrente.
Para quem cresceu em contato com diferentes formatos de games, o investimento recorrente neste tipo de atividade não é incomum. O técnico administrativo que atua como faturista laboratorial, Henrique Ribeiro, 31 anos, conta que sempre gostou muito de jogos e, durante algum tempo, ele chegou a investir um valor considerável em novos jogos ou em estrutura para melhorar a experiência durante os jogos. “Desde que eu me entendo por gente, eu tenho essa paixão pelos games em si, seja game eletrônico, mas não só ele. Como eu sou 1994, eu peguei aquela época que também era o início da era dos videogames de televisão, mas também fui muito vidrado em games de mesa, como RPG, quebra-cabeças, esse tipo de jogos”.
Ainda que os jogos façam parte do estilo de vida de Henrique, ele conta que eles sempre foram um lazer para ele. A vontade de transformar os games em um meio de ganhar dinheiro, jogando profissionalmente, até surgiu em determinado momento, mas ele lembra que esta é uma carreira que depende de uma série de variáveis. Todo o investimento feito por ele até hoje nos jogos, portanto, foi como uma opção de lazer.
“Eu já investi bastante em games. Hoje em dia já não invisto tanto porque, é claro, a vida vai acontecendo e a gente vai tendo outras prioridades, mas eu já cheguei a investir mais da metade do que eu ganha fácil, fácil”, recorda. “Eu não sei exatamente, mas, chutando, eu já cheguei a gastar mais de R$ 1 mil por mês, seja com jogos, acessórios, assinaturas, compras online nos jogos em si também. Então, eu já cheguei a investir bastante”.
Outro investimento feito pelo técnico administrativo foi em setup, em aquisição de equipamentos que ele utiliza até hoje, como televisão, console de última geração, cadeira gamer. “Então, hoje em dia eu já não gasto tanto, mas já teve uma época em que mais da metade do meu salário ia para isso e não me arrependo porque era algo que eu podia fazer”.
Além da participação dos games no orçamento dos brasileiros, a pesquisa ainda abordou questões ligadas ao comportamento dos que gostam de jogos. De acordo com a pesquisa, 64% dos entrevistados que afirmam jogar videogame, dedicam de uma a três horas por dia aos jogos. Entre os principais motivos, a maioria dos entrevistados destacou que é uma “forma multifuncional de lazer”.
Principais motivos para jogar, segundo os entrevistados
- 55% são atraídos pela competitividade dos games
- 37% jogam para desestressar
- 35% desejam se desafiar e competir
- 21% utilizam os jogos como espaço para interagir com amigos
Gêneros preferidos de jogos
- 38% preferem jogos de tiro
- 37% gostam de jogos de ação
- 28% optam por simuladores
Plataformas e serviços de assinatura mais usados
- 68% utilizam Xbox Game Pass
- 26% usam Playstation Plus
- 16% assinam EA Play
Fonte: Pesquisa Serasa e Gamers Club.