A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou a maior apreensão de ouro da sua história nesta segunda-feira (4) em Boa Vista, Roraima. A operação, que faz parte do combate ao garimpo ilegal na região, resultou na apreensão de 103 quilos de ouro escondidos em uma caminhonete. O carregamento é avaliado em mais de R$ 61 milhões.
A descoberta aconteceu durante uma abordagem a uma caminhonete Toyota Hilux 2024 na BR-401. O motorista, de 30 anos, viajava com a esposa e um bebê. Os agentes da PRF suspeitaram da documentação do veículo e, após uma busca minuciosa, encontraram mais de 100 barras de ouro maciço escondidas no painel do carro.
De acordo com as investigações, o ouro vinha de Rondônia e teria como possível destino a Venezuela ou a Guiana. O motorista foi preso em flagrante.
A operação foi coordenada pela Casa de Governo de Roraima, criada para articular ações de diversos órgãos federais na proteção dos povos indígenas, na defesa do meio ambiente e no combate ao garimpo ilegal. O ouro apreendido foi entregue à Polícia Federal, que dará continuidade às investigações para identificar a origem e o destino do material.