
Notícias
Patriota expulsa vereador que ofendeu baianos vítimas de trabalho escravo

Notícias
ANNA SATIE
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O partido Patriota expulsou nesta quarta-feira (1º) o vereador de Caxias do Sul (RS) Sandro Fantinel. Durante um discurso na Câmara dos Vereadores, o político ofendeu trabalhadores encontrados em situação análoga a escravidão em Bento Gonçalves (RS).
O QUE ACONTECEU
O diretório nacional do Patriota disse que a fala de Fantinel desrespeitou a dignidade humana. Segundo o partido, o vereador se referiu “de forma vil a seres humanos tristemente encontrados em situação degradante”.
Mesmo expulso do partido, o vereador pode seguir no cargo. Esse foi o entendimento do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) ao julgar casos semelhantes. “Essa situação torna inconciliável sua permanência nas fileiras do Patriota, partido que prima pelo respeito às leis, à vida e à equidade”, afirma ofício do Patriota
O QUE EXPLICA ESSA DECISÃO
Em sessão na Câmara dos Vereadores de Caxias do Sul nesta terça-feira (28), Fantinel disse aos agricultores gaúchos que “não contratem mais aquela gente lá de cima”.
“Única cultura que os baianos têm é viver na praia tocando tambor”, disse ele, minimizando a exploração sofrida pelos trabalhadores.
Duzentas e sete pessoas foram resgatadas na semana passada de condições análogas a escravidão. Elas atuavam na colheita e carregamento de uvas em Bento Gonçalves (RS). A maioria vinha da Bahia.
Eles trabalhavam para uma empresa prestadora de serviço contratada pelas vinícolas Aurora, Salton e Cooperativa Garibaldi.
As vítimas eram obrigadas a viver em um alojamento sujo, comendo comida estragada. Os patrões também usavam choques elétricos e spray de pimenta, segundo depoimentos.
Segundo o Ministério Público do Trabalho, 195 vítimas já estão de volta ao seu estado de origem.
Em audiência, o MPT propôs que os trabalhadores recebam R$ 600 mil por danos morais, além de R$ 1 milhão em verbas rescisórias.
Mais Notícias
Mais artigosENTENDA COMO CADASTRAR
Perdeu o pet? Novo sistema do Governo ajuda a encontrar e proteger cães e gatos
Sem cobrança de qualquer imposto ou taxa, iniciativa garante mais segurança em caso de os bichinhos se perderem e ajuda a combater maus-tratos
CASO ANA BEATRIZ
Caso Ana Beatriz: mãe confessa ter matado a filha e detalha o crime em vídeo
Eduarda de Oliveira, de 22 anos, revela como matou a filha de 15 dias, Ana Beatriz, e escondeu o corpo com materiais de limpeza
CADASTRO NACIONAL
Governo Federal lança programa gratuito para registro e proteção de cães e gatos
Nesta quinta-feira (17), o Governo Federal anunciou duas importantes iniciativas voltadas ao bem-estar animal.
INVESTIGAÇÃO
Assassino de Vitória agiu sozinho e análise sobre crime sexual é inconclusiva
O operador de empilhadeira Maicol Antonio Sales dos Santos, 23, foi o único responsável pelo assassinato da adolescente Vitória Regina de Sousa.
PROJETO
Projetos no Congresso querem prender médicos que tratam jovens trans
Autores desses projetos negam que eles tenham caráter antitrans.
PROGRAMA
INSS cria novo programa de perícias para diminuir fila de 2 milhões
Para tentar destravar a fila de mais de 2 milhões de pedidos no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), o governo federal instituiu nesta quarta-feira (16)
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Termos de Uso e Política de Privacidade