Já estão disponíveis na página do Sistema de Estatísticas Eleitorais as informações sobre o perfil de mesárias e mesários que trabalharão nas Eleições Gerais de 2022. Neste ano, 1,7 milhão de mesários foram nomeados para comparecer às seções eleitorais. No Pará, 67.969 pessoas foram convocadas para as eleições. As mulheres são maioria, com 45 mil contra 22 mil homens. Houve uma diminuição em relação às eleições gerais de 2018, quando o Estado teve 68.186 mesários.
Entre eles, 48% se candidataram para atuar de forma voluntária no dia da eleição, enquanto 52% foram convocados pela Justiça Eleitoral a realizar o trabalho. Mais de 470 solicitaram a inclusão de nome social no título de eleitor e no caderno de votação das eleições deste ano.
De acordo com os dados apresentados, quase 4 mil mesários com deficiência foram nomeados e estão aptos a votar na eleição selecionada. A página também disponibiliza um gráfico que apresenta o quantitativo de colaboradores por tipo de deficiência. É importante observar que um eleitor pode declarar mais de um tipo de deficiência.
No painel, é possível filtrar os dados por ano, país, região, UF, município e turno. A página possibilita ainda o cruzamento de dados por estado civil, gênero, grau de instrução, faixa etária, convocados e voluntários.
Informações completas podem ser visualizadas em “Tabelas detalhadas” e obtidas em formato CSV para serem usadas em planilhas na opção “Gerar arquivos”.
As planilhas com os dados em formato bruto podem ser acessadas no Portal de Dados Abertos do TSE.
Fonte: Com informações do TSE