Pagamento de 45 mil parcelas do seguro-desemprego atrasa

O abono salarial do PIS/Pasep 2024 (ano-base 2022) foi pago no dia 15 de agosto, aos trabalhadores nascidos em novembro e dezembro
O abono salarial do PIS/Pasep 2024 (ano-base 2022) foi pago no dia 15 de agosto, aos trabalhadores nascidos em novembro e dezembro

JC Concursos

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) foi informado pela Caixa Econômica Federal, agente pagador do seguro-desemprego, sobre a devolução de 45.335 parcelas do benefício que seriam pagas via TED na última terça-feira, 16 de maio, devido a uma indisponibilidade na operação TED do Banco Central do Brasil.

Segundo o MTE, essas parcelas serão pagas no próximo lote, agendado para terça-feira da semana que vem, 23 de maio, sem a necessidade de os cidadãos e cidadãs realizarem qualquer solicitação junto ao Ministério do Trabalho e Emprego. As informações de pagamento estarão disponíveis para consulta dos trabalhadores na Carteira de Trabalho Digital a partir das 12h deste sábado (20).

É importante ressaltar que apenas as parcelas pagas via TED foram devolvidas e serão reemitidas para pagamento no dia 23 de maio. As demais parcelas foram pagas normalmente. O MTE lamentou o ocorrido e se comprometeu a assegurar os benefícios aos quais os trabalhadores têm direito.

O seguro-desemprego é um benefício trabalhista pago a quem é demitido sem justa causa e cumpre determinados requisitos. O objetivo é socorrer o trabalhador financeiramente enquanto ele busca um novo emprego, já que ele não deu causa à dispensa.

São depositadas de três até cinco parcelas, de forma contínua ou alternada, de acordo com o tempo trabalhado. O Valor é calculado com base na média dos salários dos três meses anteriores à data da dispensa, mas a quantia mínima de repasse corresponde a um salário mínimo, podendo chegar a R$ 2.106,08 para trabalhadores com salário médio acima de R$ 3 mil.