Notícias

Nunes Marques libera para julgamento primeiras ações penais do 8 de janeiro

Nunes libera seis ações para julgamento de envolvidos nos atos golpistas

FOTO: CARLOS MOURA/SCO/STF
Nunes libera seis ações para julgamento de envolvidos nos atos golpistas FOTO: CARLOS MOURA/SCO/STF

Daniel Gullino/AGÊNCIA GLOBO

 

O Supremo Tribunal Federal (STF) liberou para julgamento seis ações pe nais relacionadas aos atos golpistas do dia 8 de janeiro. São os primeiros processos do caso a ficarem prontos para serem analisados pelos ministros. A data do julgamento ainda não foi marcada, mas a expectativa é que ocorra em setembro.

Na sexta-feira, as ações foram enviadas pelo relator do caso, ministro Alexandre de Moraes. Em seguida, Nunes Marques liberou para serem pautadas. Cabe à presidente do STF, ministra R osa Weber, marcar a data.

Os réus são Aécio Pereira, Davis Baek, João Lucas Giffoni, Jupira Rodrigues, Nilma Alves e Reginaldo Garcia. As ações penais envolvem pessoas dentro das sedes dos Três Poderes no dia 8, considerados “executores” dos atos golpistas.

Eles estão sendo acusados de associação criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça e deterioração de patrimônio tombado.

Já no caso dos réus considerados incitadores, que foram presos em acampamento em frente ao Quartel-General do Exército, Moraes reconheceu a possibilidade da assinatura de acordos de não persecução penal. Com isso, a tramitação de 1.114 ações foi interrompida.

Os acordos precisam ser firmados individualmente. Cada réu deve assumir a culpa pelo crime e aceitar as sanções estabelecidas, como reparação do dano, pagamento de multa e prestação de serviços à comunidade ou a entidades públicas.