A Polícia Federal prendeu em flagrante nesta terça-feira, 28, um homem de nacionalidade norte-americana no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo. Ele se comportava de maneira agressiva, o que fez com que o comandante do voo solicitasse a presença de policiais federais para proceder ao desembarque compulsório, procedimento previsto nas normas de aviação.
Os policiais solicitaram ao passageiro que deixasse espontaneamente o voo, porém, segundo a PF, o norte-americano resistiu violentamente, sendo necessário o uso progressivo da força. “Foi contido apenas com a utilização de algemas. O procedimento foi necessário para preservar a integridade física dos demais passageiros”, informou a Polícia, em nota.
Conduzido à Delegacia da PF no aeroporto de Congonhas, o passageiro continuou agressivo e desferiu golpes em um dos policiais da equipe. O serviço médico foi acionado, mas o paciente resistiu em receber o medicamento.
Diante do atraso no voo, do tumulto provocado a bordo da aeronave e das agressões desferidas pelo passageiro, contribuindo para impedir ou dificultar a navegação aérea, o policial deu voz de prisão ao norte-americano, o que foi ratificado pelo Delegado de Polícia Federal.
De acordo com a PF, o passageiro responderá pelos crimes de desobediência, desacato, resistência, lesões corporais e por dificultar a navegação aérea, crime com pena prevista de 2 a 5 anos de reclusão.