CIDADES

No G20 Social, Jader Filho reafirma compromisso com desenvolvimento

No G20 Social, Jader Filho reafirma compromisso com desenvolvimento No G20 Social, Jader Filho reafirma compromisso com desenvolvimento No G20 Social, Jader Filho reafirma compromisso com desenvolvimento No G20 Social, Jader Filho reafirma compromisso com desenvolvimento
O Ministro Jader Filho, ao lado do prefeito Eduardo Paes (à direita), concedeu entrevista coletiva durante o Urban 20. Foto: Amanda Luna/MCid
O Ministro Jader Filho, ao lado do prefeito Eduardo Paes (à direita), concedeu entrevista coletiva durante o Urban 20. Foto: Amanda Luna/MCid

Para cuidar do meio ambiente é preciso investir nas cidades. Esta é a avaliação do ministro das Cidades, Jader Filho, durante participação do último dia de programação do G20 Social, que aconteceu no Rio de Janeiro. O Ministério das Cidades está presente na Cúpula e participou, neste sábado (16), de dois painéis: “Financiamento da Sessão Multinível  de Ação Climática C40” e “Intervenção sobre a coordenação multinível para promover a resiliência e facilitar o acesso ao financiamento”.

“Para preservar o meio ambiente é fundamental cuidar das pessoas levando infraestrutura às cidades para que os cidadãos tenham oportunidades. Venho de uma região em que as pessoas derrubam florestas para sobreviver e para que essa realidade mude precisamos discutir formas de financiamentos, de acordo com a realidade de cada região”, disse o ministro, acrescentando: “Pessoas precisam de infraestrutura, água de qualidade, bons empregos, saneamento básico, saúde, educação”.

Segundo Jader Filho, o Governo Federal, por meio do Ministério das Cidades, está comprometido em ampliar o diálogo com organismos internacionais e governos estaduais e municipais brasileiros para encontrar soluções conjuntas. Além disso, o ministro destacou a retomada do Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) para garantir o desenvolvimento sustentável dos municípios.

COP30

O ministro Jader Filho reforçou a importância de levar a discussão à Cúpula da COP30, que será realizada em Belém, em 2025.

“A COP30 tem que ser a COP do Meio ambiente, das florestas, mas também precisa ser a COP das cidades. Será uma grande oportunidade para o Brasil e o mundo entender     que existem duas realidades na região: existe a amazônia da floresta e existe a amazônia da cidade. E a maioria dos amazônidas não vivem embaixo da copa das árvores, nós vivemos nas cidades e é lá que a infraestrutura tem de chegar”, enfatizou o ministro – que é paraense.