
Notícias
Moraes quebra sigilo de imagens do 8/1 do Planalto e manda ouvir servidores do GSI

Assuntos
Notícias
THAÍSA OLIVEIRA
BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes determinou nesta sexta-feira (21) a quebra de sigilo das imagens de 8 de janeiro das câmeras de segurança do Palácio do Planalto e o depoimento dos servidores do GSI (Gabinete de Segurança Institucional) que aparecem nas cenas.
Trechos do circuito interno de segurança do Planalto foram divulgados pela CNN Brasil na quarta (19), e levaram à queda do ministro do GSI Gonçalves Dias. O material foi colocado sob sigilo pelo governo federal e negado à Folha em fevereiro.
Na decisão desta sexta, o ministro do Supremo exige o envio de “todo o material existente” em poder do GSI em até 48 horas, e afirma que a “preservação integral das imagens” “será aferida em posterior perícia”.
No despacho, Moraes também determina que o ministro interino do GSI, Ricardo Capelli, envie cópia integral da sindicância instaurada, no âmbito do GSI, para apuração das condutas dos agentes públicos civis e militares envolvidos no episódio.
A reportagem da Folha pediu, via Lei de Acesso à Informação, a íntegra das imagens registradas pelas câmeras de segurança internas e externas do sistema do Palácio do Planalto, referentes ao domingo em que manifestantes golpistas vandalizaram os prédios dos três Poderes.
Ao negar acesso à íntegra das imagens, o GSI afirmou em fevereiro não ser “razoável” divulgar informações que exponham métodos, equipamentos, procedimentos operacionais e recursos humanos da segurança presidencial.
Mais Notícias
Mais artigosCARTÓRIOS
Saiba quais os nomes mais registrados no Brasil em 2024
Após sete anos, um nome feminino foi o mais escolhido pelos pais para registrar seus filhos nos cartórios do país. Saiba qual é
SAIBA QUAIS SÃO
Anvisa proíbe comercialização de duas marcas de azeites por origem desconhecida
Medida publicada no DOU inclui proibição de venda, fabricação, distribuição, importação, propaganda e uso dos produtos
HABITAÇÃO
Minha Casa, Minha Vida abre seleção para 130 mil novas moradias
No Pará, a meta é selecionar 7.153 novas moradias do programa habitacional em todos os municípios do Estado.
COMBUSTÍVEL
Até 24% do diesel usado em caminhões é adulterado em estados
Prática se tornou frequente no mercado de combustíveis, gerando impactos significativos na economia, meio ambiente e segurança.
ATUALIZAÇÃO DO CFM
Idade mínima para fazer bariátrica cai para 14 anos
A última atualização havia sido feita em dezembro de 2017. A bariátrica é usada como tratamento da obesidade e de doenças metabólicas.
DE 'VALE TUDO' À VIDA REAL
Alcoólicos Anônimos completa 90 anos e se fortalece com novos grupos
Prestes a completar 90 anos em junho, o Alcoólicos Anônimos (AA) é uma irmandade com presença em 180 países que reúne pessoas dispostas a compartilhar experiências.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Termos de Uso e Política de Privacidade