O ministro das Cidades, Jader Filho, está na França onde irá participar de fórum promovido pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) em Paris. O evento acontece nesta quinta-feira e sexta.
Jader Filho falará em duas agendas. A primeira sobre construções sustentáveis e outra sobre a agenda ambiental que o Brasil está traçando para as cidades, além da COP30, a conferência do clima da ONU, que irá ocorrer em Belém (no Pará) em 2025.
O Fórum pretende reunir pela primeira vez ministros e representantes de alto nível de organizações-chave, para iniciar um novo impulso na colaboração internacional para
construir a descarbonização e a resiliência após a Conferência das Partes (COP) 28.
Durante dois dias, este Fórum proporcionará uma oportunidade única de envolvimento com os ministros responsáveis pela descarbonização e resiliência dos
setores de edifícios, imobiliário e construção de todas as regiões do mundo.
Foram convidados representantes de alto nível e especialistas das principais organizações de partes interessadas, em toda a cadeia de valor do setor dos edifícios, incluindo autoridades locais, ONG e empresas. São esperados mais de 800 participantes. Muitas sessões sobre temas-chave, mesas redondas de CEOs e ministeriais, reuniões plenárias, exposições de soluções e propostas proporcionarão a oportunidade de intercâmbio, networking e trabalho conjunto.
Os governos serão convidados a aprovar uma declaração comum que defina princípios comuns e um quadro de cooperação para os esforços globais para alcançar a descarbonização e a resiliência às alterações climáticas no setor dos edifícios. Todas as partes interessadas do setor dos edifícios serão convidadas a divulgar compromissos específicos para apoiar a ambição do Fórum.