Os ministros da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e das Cidades, Jader Filho, estiveram em Araraquara (SP), na tarde desta quinta-feira (5), para avaliar os danos causados pelas fortes chuvas que atingem a cidade desde o fim de dezembro do ano passado e prestar apoio ao município. A ida da comitiva do Governo Federal foi uma solicitação do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). As autoridades passaram por três dos pontos mais críticos, acompanhados pelo prefeito Edinho Silva.
O ministro Jader Filho reforçou a importância de garantir investimentos para obras de prevenção de desastres naturais em municípios de todo o País.
“A Prefeitura vai levantar todos os pontos em que ainda possa acontecer algum desastre para que o Ministério das Cidades possa atuar na prevenção. Mas esse trabalho será feito em todo o País. Todos os anos, acontecem episódios como esses, que precisam ser tratados preventivamente para que não aconteçam novamente. São vidas perdidas, casas, pessoas que perdem, às vezes, o pouco que têm. O presidente Lula tem essa preocupação de que nossa atuação seja preventiva”, declarou.
O município de Araraquara já deu entrada no processo para a obtenção do reconhecimento federal de situação de emergência por conta de chuvas intensas. A Defesa Civil Nacional deverá publicar a portaria com o status na edição desta sexta-feira (6) do Diário Oficial da União (DOU).
Além disso, técnicos do Departamento de Obras de Proteção e Defesa Civil do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional e do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) acompanham a situação de perto e mantêm contatos com representantes da cidade paulista para verificar a situação e possíveis demandas.
O prefeito de Araraquara, Edinho Silva, destacou a importância do apoio do Governo Federal ao município. “Quero agradecer ao governo do presidente Lula pela sensibilidade neste momento que Araraquara está passando. É a maior tragédia natural da história da cidade. Nós temos que garantir que, do ponto de vista estrutural, a cidade volte a funcionar”, afirmou.
Na próxima terça-feira (10), deverá haver nova reunião entre os Ministérios da Integração e Desenvolvimento Regional e das Cidades, juntamente com a Prefeitura de Araraquara, para tratar sobre as ocorrências.