Nesta terça-feira (4), o ministro das Cidades, Jader Filho, desembarcou em Recife (PE), acompanhado da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, para entregar 336 unidades habitacionais do Minha Casa, Minha Vida (MCMV). Ao todo, 1.344 pessoas serão beneficiadas.
Com investimento de R$ 27,5 milhões, os apartamentos do Condomínio Ruy Frazão irão atender famílias com renda mensal de até R$ 2.640 – Faixa 1 do MCMV.
“Reforço o compromisso com as Entidades. É uma missão dada pelo presidente Lula. Enquanto, eu estiver à frente do Ministério das Cidades estaremos em pleno diálogo. A habitação é uma prioridade. Quando o presidente soube da entrega, mandou um recado: o Minha Casa, Minha Vida voltou!”, afirmou Jader Filho.
Em seu discurso, o ministro anunciou que pretende finalizar a análise das últimas portarias do MCMV, realizar a publicação e começar em breve as novas contratações.
“Quero pedir ajuda aos prefeitos. Que nos ajudem a encontrar bons terrenos. As famílias precisam estar perto do trabalho, das creches e das unidades de saúde. As pessoas que moram em área de risco têm pressa. Quem mora de aluguel, tem pressa. Então, o Governo Federal tem pressa. O MCMV chegará a mais pernambucanos e em muitos municípios do país”, garantiu o ministro Jader Filho.
O empreendimento possui toda infraestrutura de água, esgoto, iluminação pública, energia elétrica, pavimentação e drenagem. Os beneficiários ainda terão acesso a transporte público, creche, três escolas e posto de saúde.
A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, falou sobre a relevância da retomada do Minha Casa, Minha Vida, principalmente do Faixa 1, que chega à população que mais precisa.
“A nossa população merece! Pelo sofrimento que passa e pela desigualdade social. O governo Lula resgata três aspectos muito importantes: o direito fundamental à habitação, empodera os movimentos sociais e, com isso, regata o crescimento no Brasil”.
Já o prefeito de Recife, João Campos, agradeceu a atenção e a disponibilidade do ministro das Cidades em receber o gestor de qualquer cidade e garantiu que a equipe de atendimento social do município irá acompanhar de perto todos os beneficiários.
“Nada de grande ou pequeno é feito sozinho. O que estamos vivendo aqui hoje é exemplo para nossa cidade e nosso país. Em parceria, estamos fazendo nosso dever de casa. Passaremos de casa em casa para que o IPTU não seja cobrado”, disse o prefeito João Campos.
MCMV Entidades
A entrega é a única representação da modalidade Entidades do Minha Casa, Minha Vida no município de Recife. Responsável pelo residencial, o Movimento de Lutas nos Bairros Vilas e Favelas é uma entidade que busca políticas públicas para as ocupações urbanas.
O presidente do movimento, Serginaldo Santos, relembrou os 13 anos de luta por moradias dignas e que, somente na gestão do ministro Jader Filho, esteve duas vezes no Ministério das Cidades.
“É muita luta. Conseguimos! Hoje tem pais e filhos que vão entrar na sua casa com dignidade. E agradecer por dormir e acordar em um local seu”, destacou Serginaldo Santos.
A modalidade permite que famílias organizadas de forma associativa, por uma Entidade Organizadora habilitada, produzam suas unidades habitacionais.
As propostas das entidades devem ser submetidas a um processo de pré-qualificação, realizado pelo Ministério das Cidades. Após essa etapa, um edital estabelece os critérios de pontuação e classificação.