Notícias

'Minha Casa, Minha Vida' chega em SP com a entrega de 640 unidades

Segundo Jader Filho, nesta semana serão assinadas as portarias que regulamentam o MCMV Entidades, completando o arcabouço legal que vai permitir que o governo atinja a meta de 2 milhões de unidade contratadas até 2026.
Segundo Jader Filho, nesta semana serão assinadas as portarias que regulamentam o MCMV Entidades, completando o arcabouço legal que vai permitir que o governo atinja a meta de 2 milhões de unidade contratadas até 2026.

O Ministério das Cidades fez a entrega nesta segunda-feira (3) de mais 640 unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV). Trata-se dos módulos 5 a 9 do Residencial Tancredo Neves, em São Vicente (SP). As entrega dos apartamentos que compõem o residencial vão beneficiar, somente nesta etapa, 2.560 pessoas, referentes à Faixa 1, para as famílias com renda mensal de até R$ 2.640. Cada unidade tem 45m² de área e o residencial conta com creches, escolas, postos de saúde e de segurança em sua proximidade.

“Estamos realizando o sonho dessas famílias que hoje iniciam uma nova etapa, uma etapa cheia de luz”, disse o ministro das Cidades, Jader Filho, na cerimônia de entrega das chaves aos beneficiários. “Acreditem, o Minha Casa, Minha Vida voltou e mais gente vai ser beneficiada em breve.”

“Hoje iniciamos as novas contratações do MCMV; em 40 dias colocamos a medida provisória de pé e começamos hoje, no dia 3 de julho de 2023, um novo ciclo do programa iniciado pelo presidente Lula em 2009, após ter sido abandonado nos últimos 4 anos”, disse o ministro sobre a retomada das obras do programa, citando que desde sua chegada ao Ministério, foram encontradas 183 mil obras contratadas, sendo 83 mil paralisadas.

“A diretriz do presidente é de que deveríamos retomar todas as obras”, afirmou. “Já retomamos nesses seis meses mais de 15 mil obras e entregamos cerca de 10 mil unidades habitacionais”.

Segundo o ministro, nesta semana serão assinadas as portarias que regulamentam o MCMV Entidades, completando o arcabouço legal que vai permitir que o governo atinja a meta de 2 milhões de unidade contratadas até 2026, além de gerar empregos.

“Em nossa previsão, só no MCMV, o que é feito a partir do Orçamento-Geral da União, serão mais de 1 milhão de empregos diretos e indiretos gerados, para que a economia volte novamente a girar e possamos criar novas oportunidades para as famílias e as pessoas que mais precisam”, afirmou.

Durante o evento de entregadas chaves, o Governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, declarou que é horas de retirar as pessoas das encostas, morros, palafitas e das áreas de risco.

“O que aconteceu no litoral norte nos ensinou muito sobre Habitação”, lembrou. “Temos que fazer parcerias com o Governo Federal e com os municípios. Vamos trabalhar juntos, vamos ajudar o Jader a chegar à meta de 2 milhões e vamos fazer mais de 200 mil habitações no Estado de São Paulo.”

O vice-presidente Geraldo Alckmin, também presente à cerimônia, se recordou de quando conseguiu adquirir sua casa própria, há mais de 45 anos, e apontou o resultado de um estudo que mostra que 3 milhões de família comprometem mais de 30% da renda familiar com aluguel, além das que vivem em habitações impróprias. “Aqui, os apartamentos são feitos com toda a qualidade. Para cada apartamento, 4 empregos são gerados”, ponderou. “Quando o ministro Jader fala que vai contratar 2 milhões de moradias, isso significa 8 milhões de empregos que serão gerados.”

Visitas ao empreendimento

O ministro das Cidades e demais autoridades visitaram o apartamento de Ângela Alves dos Santos, de 63 anos, mãe de 2 filhos e avó, ex-moradora de palafita que, após 40 anos, está se mudando para sua primeira casa própria. “Hoje estou muito feliz porque estou saindo da palafita para uma casinha e só tenho a agradecer a Deus”, disse a aposentada que trabalhava com serviços domésticos.

O ministro das Cidades e demais autoridades visitaram o apartamento de Ângela Alves dos Santos, de 63 anos, mãe de 2 filhos e avó, ex-moradora de palafita que, após 40 anos, está se mudando para sua primeira casa própria.

Também foi realizada uma visita às escolas que foram construídas com recursos do PAC nas proximidades. O residencial Tancredo Neves conta com 4 escolas e uma Unidade Básica de Saúde, que estão sendo entregues à comunidade. Participaram da visita, além das autoridades já mencionadas, a vice-presidente de Habitação da CAIXA, parlamentares, entre outros.