PESQUISA

Metade dos brasileiros vê os EUA mais autoritários que a China

Uma pesquisa revelou uma mudança significativa na percepção dos brasileiros sobre o papel dos Estados Unidos no cenário global

Metade dos brasileiros vê os EUA mais autoritários que a China

Uma pesquisa realizada pela Nexus revelou uma mudança significativa na percepção dos brasileiros sobre o papel dos Estados Unidos no cenário global. Após o recente “tarifaço” promovido pelo ex-presidente Donald Trump, 50% dos entrevistados consideram os EUA mais autoritários nas relações com outros países do que a China.

Apesar da reputação histórica de democracia atribuída aos Estados Unidos, o comportamento geopolítico recente, especialmente durante a gestão Trump, gerou uma leitura mais crítica por parte da população brasileira.

Outros dados da pesquisa mostram:
70% dos brasileiros ainda enxergam os Estados Unidos como o país mais influente nas relações internacionais;


Para 60% dos entrevistados, o regime político dos EUA é mais democrático que o da China. Já 25% veem os chineses como mais democráticos, e 15% não souberam ou preferiram não responder.

EUA causam mais impactos

Quando perguntados sobre qual país causa mais impactos negativos no mundo, 42% apontaram os EUA e outros 42% mencionaram a China, revelando um empate técnico na percepção de influência nociva.


“Apesar de os Estados Unidos ainda serem vistos como mais democráticos, a postura internacional adotada durante a gestão Trump fez com que parte dos brasileiros passasse a enxergar o país como mais autoritário que a China”, analisa Marcelo Tokarski, CEO da Nexus.


Segundo ele, é importante compreender que a ideia de democracia não exclui a percepção de autoritarismo. “Uma nação pode manter estruturas democráticas internas e, ao mesmo tempo, adotar posturas autoritárias na arena internacional. Foi o que muitos brasileiros perceberam com a atuação dos EUA frente aos países do BRICS, como China, Rússia, Índia e África do Sul”, conclui Tokarski.