ELEIÇÕES 2024

Mesários já podem obter declaração de dias trabalhados no 2º turno

Saiba como solicitar a Declaração de Trabalhos Eleitorais (DTE) das Eleições Municipais de 2024 pelo aplicativo e-Título ou Mesário.

Mesários já podem obter declaração de dias trabalhados no 2º turno Mesários já podem obter declaração de dias trabalhados no 2º turno Mesários já podem obter declaração de dias trabalhados no 2º turno Mesários já podem obter declaração de dias trabalhados no 2º turno
Documento pode ser acessado pelo app Etítulo. Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Documento pode ser acessado pelo app Etítulo. Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Mesárias e mesários que participaram do 2º turno das Eleições Municipais de 2024 no último domingo (27) já podem solicitar a Declaração de Trabalhos Eleitorais (DTE) pelos aplicativos e-Título e Mesário, bem como pela página do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na internet.

Para emiti-la pelo aplicativo Mesário, a pessoa deve fazer o login com o número do CPF ou do título eleitoral e acessar a aba “Progresso”, no menu inferior. A opção “Emitir DTE” estará disponível ao final da página.

Já pelo e-Título, após fazer o login, a eleitora ou o eleitor deverá acessar a aba “Mais opções” e, em seguida, selecionar a opção “Declaração de Trabalho Eleitoral”. Depois, basta escolher a eleição desejada e clicar em “Emitir DTE”.

No site do TSE, a solicitação da Declaração de Trabalhos Eleitorais pode ser feita diretamente na aba de serviços, localizada no menu lateral direito da página inicial do site. O mesário deve selecionar o item “Declaração de Trabalhos Eleitorais” e prosseguir com o preenchimento dos dados solicitados.

O documento comprova a realização de trabalho no dia da eleição e a conclusão de treinamento. A certidão informa:

os dados da eleitora ou do eleitor;
a função, o pleito e o turno para o qual foi nomeada ou nomeado;
os dias em que efetivamente compareceu;
as atividades preparatórias e a conclusão de treinamento; e
o total de dias de folga a que tem direito.
Caso não consiga emitir a declaração, entre em contato com o seu cartório eleitoral.