Notícias
Membros da gestão Bolsonaro serão investigados por genocídio indígena
Assuntos
Notícias
JOSÉ MARQUES
BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS)
O ministro Luís Roberto Barroso, do STF (Supremo Tribunal Federal), determinou que a PGR (Procuradoria-Geral da República) investigue suspeitas de prática de genocídio e de outros crimes por parte de autoridades do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), devido à situação enfrentada pela comunidade yanomami.
A ordem também foi dada ao Ministério Público Militar, ao Ministério da Justiça e Segurança Pública e à Superintendência Regional da Polícia Federal de Roraima.
Além de genocídio, ele manda que os órgãos apurem supostos crimes de desobediência, de quebra de segredo de Justiça e de delitos ambientais relacionados à vida, à saúde e à segurança de diversas comunidades indígenas.
Em uma ação que tramita em sigilo, o ministro cita documentos que “sugerem um quadro de absoluta insegurança dos povos indígenas envolvidos, bem como a ocorrência de ação ou omissão, parcial ou total, por parte de autoridades federais, agravando tal situação”.
De acordo com Barroso, o ex-ministro da Justiça Anderson Torres, que foi preso após os ataques de golpistas aliados a Bolsonaro ao Supremo, publicou em Diário Oficial a data e o local de operação sigilosa de intervenção em terra indígena.
Além disso, afirma que há indícios de que a Operação Jacareacanga, pela FAB, foi alterada e permitiu o alerta a garimpeiros e quebra de sigilo, o que comprometeu a efetividade da medida.
Em outra ação, Barroso também determinou a retirada de todos os garimpeiros das terras indígenas yanomami, karipuna, uru-eu-wau-wau, kayapó, arariboia, mundurucu e trincheira bacajá.
Mais Notícias
Mais artigosSAIU O EDITAL
OAB anuncia da de inscrição de exame unificado
Foi publicado o edital da 45ª edição do Exame de Ordem Unificado (OAB 45), avaliação obrigatória para bacharéis em Direito que desejam exercer a advocacia no país.
MEDIDA A CAMINHOA
CNH: obrigatoriedade de frequentar autoescolas pode acabar
O governo federal sinalizou nesta quarta, 1º, que poderá mudar de forma profunda o processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
DECISÃO
STJ obriga operadora a dar continuidade de tratamento de criança com TEA
STJ: É ilegal cancelar plano de saúde de criança com autismo em tratamento contínuo
SURTO NO EMBARQUE
Mulher enrolada em bandeira do Brasil é retirada de avião pela PF. Vídeo
Passageira causou tumulto em aeronave, ofendeu outros viajantes e precisou ser contida antes da decolagem pelos agentes.
LOTES RECOLHIDOS
Anvisa proibe venda de marca de queijo e de suplemento
Queijo está contaminado por bactérias nocivas à saúde humana e o suplemento não tem licenciamento sanitário.
FUTURECOM
Tecnologia pode ajudar a evitar catástrofes ambientais
De São Paulo No segundo dia de debates do Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE) durante o Futurecom 2025, nesta quarta-feira (1º), foram abordados o uso de tecnologias sustentáveis no país, para monitorar o meio ambiente e na prevenção de catástrofes ambientais, além do uso de dados para implantação de políticas públicas no país. […]
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Termos de Uso e Política de Privacidade