
Notícias
Membros da gestão Bolsonaro serão investigados por genocídio indígena

Assuntos
Notícias
JOSÉ MARQUES
BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS)
O ministro Luís Roberto Barroso, do STF (Supremo Tribunal Federal), determinou que a PGR (Procuradoria-Geral da República) investigue suspeitas de prática de genocídio e de outros crimes por parte de autoridades do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), devido à situação enfrentada pela comunidade yanomami.
A ordem também foi dada ao Ministério Público Militar, ao Ministério da Justiça e Segurança Pública e à Superintendência Regional da Polícia Federal de Roraima.
Além de genocídio, ele manda que os órgãos apurem supostos crimes de desobediência, de quebra de segredo de Justiça e de delitos ambientais relacionados à vida, à saúde e à segurança de diversas comunidades indígenas.
Em uma ação que tramita em sigilo, o ministro cita documentos que “sugerem um quadro de absoluta insegurança dos povos indígenas envolvidos, bem como a ocorrência de ação ou omissão, parcial ou total, por parte de autoridades federais, agravando tal situação”.
De acordo com Barroso, o ex-ministro da Justiça Anderson Torres, que foi preso após os ataques de golpistas aliados a Bolsonaro ao Supremo, publicou em Diário Oficial a data e o local de operação sigilosa de intervenção em terra indígena.
Além disso, afirma que há indícios de que a Operação Jacareacanga, pela FAB, foi alterada e permitiu o alerta a garimpeiros e quebra de sigilo, o que comprometeu a efetividade da medida.
Em outra ação, Barroso também determinou a retirada de todos os garimpeiros das terras indígenas yanomami, karipuna, uru-eu-wau-wau, kayapó, arariboia, mundurucu e trincheira bacajá.
Mais Notícias
Mais artigosBOA NOTÍCIA
Governo antecipa 13º de aposentados do INSS para abril e maio
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou o decreto de antecipação do 13º de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS),
PESQUISA
Lula vence com folga todos os adversários na próxima eleição, diz pesquisa
Se a eleição fosse hoje, Lula venceria todos os nomes testados em um possível segundo turno. Confira!
PERDA
Morre Wanda Chase, símbolo do jornalismo baiano e voz da igualdade racial
O jornalismo baiano amanheceu de luto nesta quinta-feira (3) com a morte da renomada jornalista Wanda Chase, aos 74 anos.
PESQUISA
Shopping centers de Belém têm variadas opções de lazer
Segundo pesquisa, das 121 mil lojas nesses estabelecimentos no Brasil, cerca de 2,2% pertencem ao segmento de lazer
DECISÃO
STF decide vetar revista íntima 'vexatória' em visitantes de presídios
A decisão foi tomada após uma série de debates entre os ministros da Corte, em um tema que se arrastava no Supremo desde 2020.
LEGISLATIVO
Relator vota por cassação de deputado federal do PSOL
O deputado Paulo Magalhães (PSD-BA), relator de representação contra Glauber Braga (PSOL-RJ), votou pela cassação do parlamentar
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Termos de Uso e Política de Privacidade