HONRARIA

Medalha do Mérito Evangélico é aprovada na Câmara dos Deputados

Resolução de autoria do deputado Raimundo Santos (PSD-PA) leva nomes dos fundadores da Assembleia de Deus.

Resolução de autoria do deputado Raimundo Santos (PSD-PA) leva nomes dos fundadores da Assembleia de Deus com foco em homenagem institucional ao trabalho evangelístico
Resolução de autoria do deputado Raimundo Santos (PSD-PA) leva nomes dos fundadores da Assembleia de Deus com foco em homenagem institucional ao trabalho evangelístico. Créditos: Lucas Ribeiro dos Santos

A Câmara dos Deputados aprovou na sessão plenária dessa terça-feira (18) o Projeto de Resolução nº 92/2023, de autoria do deputado Raimundo Santos (PSD-PA), que cria a “Medalha do Mérito Evangélico Daniel Berg e Gunnar Vingren”, um tributo aos dois missionários suecos que em 18 de junho de 1911 fundaram a Assembleia de Deus em Belém, considerada a igreja-mãe da denominação religiosa, a maior da corrente pentecostal no País. A matéria já foi promulgada na forma de resolução.

Com a proposta, a intenção é homenagear personalidades e instituições que, em nível nacional, tenham se destacado pela realização de serviços de cunho evangelístico, “com notáveis reflexos percebidos em favor da sociedade”. O congressista paraense, autor do projeto, em seu pronunciamento, fez alusão ao veterano pastor assembleiano Firmino Gouveia, que no próximo dia 21 de março completará 100 anos de idade.

“Ele tem um legado espiritual, de testemunho”, reconhece o parlamentar, estendendo cumprimentos “a todas as denominações” evangélicas, e destacou a memória do próprio pai, o pastor Joaquim Santos, em 75 anos de atividades eclesiásticas.

De acordo com o texto da resolução, a entrega da medalha ocorrerá em sessão solene no mês de junho. O projeto obteve o parecer favorável do relator, deputado Filipe Martins (PL-TO), que destacou pontos do voto. Outros parlamentares elogiaram a iniciativa.

“Essa medalha, meu querido pastor Raimundo Santos, é um resgate para o movimento religioso, no contexto político, religioso e social”, disse Eli Borges (PL-TO). “Parabéns à memória de Daniel Berg e Gunnar Vingren”, comemorou o Pastor Sargento Isidório (Avante-BA).

HONRARIAS
A medalha será outorgada acompanhada de um diploma assinado pelo presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, e pelo 2º secretário da Mesa Diretora, Lula da Fonte (PP-PE). Para a escolha anual, cada integrante do Colégio de Líderes poderá indicar uma personalidade ou instituição a ser agraciada, mas a Mesa Diretora tem a prerrogativa de ampliar o quantitativo de agraciados.