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Mais de 80 mil bolsas vão fortalecer formação de professores

Mais de 80 mil bolsas vão fortalecer formação de professores Mais de 80 mil bolsas vão fortalecer formação de professores Mais de 80 mil bolsas vão fortalecer formação de professores Mais de 80 mil bolsas vão fortalecer formação de professores
Para a região Norte serão destinadas 8.040 bolsas oferecidas pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) Foto: Pixabay
Para a região Norte serão destinadas 8.040 bolsas oferecidas pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) Foto: Pixabay

Luiza Mello

O Governo Federal vai ofertar mais de 80 mil bolsas para estudantes de cursos de licenciatura de todo o país. Para a região Norte serão destinadas 8.040 bolsas oferecidas pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), criado pelo governo do presidente Lula, em 2007, que oferta bolsas para alunos de universidades federais ou de instituições sem fins lucrativos para estimular a licenciatura. O novo edital foi publicado no último dia 28, no Diário Oficial da União.

A presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), autarquia vinculada ao Ministério da Educação, Denise Pires de Carvalho detalhou que o MEC vai investir R$ 1,8 bilhão no Pibid. O objetivo, segundo a Capes, é fortalecer a formação dos futuros professores da educação básica, ao inseri-los na realidade escolar durante o percurso formativo.

Durante a graduação, cada estudante de licenciatura participante do programa vai receber uma bolsa no valor de R$ 700, em até 60 mensalidades. Também recebem o benefício mensal os supervisores (R$ 1.100) e os coordenadores de área (R$ 2.000) e institucionais (R$ 2.100).

A vigência dos projetos selecionados é de dois anos, mas o período pode ser prorrogado de acordo com a avaliação da Capes.

O programa

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência é uma ação da Capes que oferece aos estudantes dos cursos de licenciatura a inserção no cotidiano das escolas públicas de educação básica, de modo a participarem ativamente do desenvolvimento de projetos de ensino-aprendizagem que enriquecem a sua formação para o magistério.