POSTOU E DEU RECADO

Lula volta ao X de Musk após rede ser liberada por Moraes: 'Aqui é Brasil'

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a postar no X (antigo Twitter) nesta quinta-feira, um dia após a rede social ter sido autorizada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, a voltar a operar no país.

Aprovação do Governo Lula subiu.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a postar no X (antigo Twitter) nesta quinta-feira, um dia após a rede social ter sido autorizada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, a voltar a operar no país. Foto: Ricardo Stuckert / PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a postar no X (antigo Twitter) nesta quinta-feira, um dia após a rede social ter sido autorizada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, a voltar a operar no país. A primeira publicação do petista na plataforma do bilionário Elon Musk foi um reforço da soberania nacional, acompanhada da bandeira do Brasil.

Lula não cita a disputa judicial que envolveu o bloqueio da rede, mas seguidores ligaram a mensagem com o fato de a rede social X ter atendido as determinações judiciais brasileiras para voltar a funcionar no país.

A última postagem no perfil do presidente tinha sido feira no dia 30 de agosto, data em que o STF suspende a plataforma, quando divulgou um vídeo de um evento que participou na Paraíba.

O bloqueio do X no país se deu após a rede descumprir ordens judiciais para exclusão de conteúdos do ar e não indicar nenhum representante legal no país. Ao mandar retirar a rede social do ar, o ministro condicionou sua volta ao pagamento de R$ 18 milhões em multas referentes ao descumprimento das decisões, além de indicar uma pessoa para responder pela companhia no Brasil.

O X voltou a funcionar no país após a rede social pagar as multas de R$ 28,6 milhões impostas pela Corte ? última etapa que faltava para que a rede socialvoltasse a funcionar.

(AG)