Segundo o levantamento, a aprovação subiu de 43% para 46%, enquanto a desaprovação caiu de 53% para 51%. A diferença, que era de 10 pontos em julho, caiu para 5 pontos em agosto.
© Ricardo Stuckert/PR

O Vaticano informou, neste sábado, 11, que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva será recebido em audiência com o Papa Leão XIV na segunda, 13. Segundo o anúncio, trata-se do primeiro encontro entre Lula e o novo pontífice desde sua eleição. A reunião será  em Roma, no contexto da agenda internacional do presidente. Lula viaja neste sábado, 11, com destino à Roma, onde participa da Semana Mundial da Alimentação da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) e de uma série de encontros relacionados à Aliança Global contra a Fome e a Pobreza. O retorno para o Brasil será ainda no dia 13.

Lula também vai participar da reunião presencial do Conselho de Campeões da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza , da cerimônia de inauguração da sede do secretariado da Aliança, uma plataforma internacional destinada a coordenar programas sociais replicáveis em diferentes países.

Fontes diplomáticas indicam que o encontro com o Papa não constava inicialmente na agenda oficial, mas foi confirmado em comunicado do serviço de imprensa da Santa Sé. O governo brasileiro também referiu a audiência como parte da viagem.

A visita de Lula à Itália será breve. Ele retorna para o Brasil logo após o encontro com o Papa, na noite de segunda.

O encontro será marcante, pois representa não só um gesto simbólico entre o chefe de Estado de um país de maioria católica e o líder da Igreja Católica, mas também uma oportunidade diplomática para o Brasil reforçar seu papel em debates globais de segurança alimentar, pobreza e cooperação internacional.