Notícias

Lula grava vídeo e diz que gaúchas ‘não estão sozinhas’

Lula grava vídeo e diz que gaúchas ‘não estão sozinhas’

uol/folhapress

O presidente Lula (PT) publicou neste domingo (12) nas redes sociais uma mensagem de Dia das Mães e se solidarizou com as mães do Rio Grande do Sul, que estão sofrendo com as enchentes.

Lula disse que é dia de lembrar “daquelas que, mesmo à distância, estão sempre ao nosso lado” e que “nos deram à vida, e que nos dariam quantas vidas tivessem”. Ele também deixou uma mensagem de solidariedade para as mães gaúchas.

“Hoje, eu quero homenagear todas as mães brasileiras, mas quero deixar uma mensagem de solidariedade para as mães do Rio Grande do Sul, vítimas de uma das maiores tragédias ambientais da história do Brasil. Vocês não estão sozinhas. Estamos juntos para recuperar e reconstruir o que foi destruído: cidades, casas, pontes e rodovias. Mas sabemos que nem tudo poderá ser recuperado. Mães perderam seus filhos, e filhos perderam suas mães”, falou o presidente.

Ele afirmou que a união do povo brasileiro será a melhor maneira de honrar a memória de quem se foi nas enchentes. “A melhor maneira de honrarmos a memória daqueles que se foram é trabalharmos juntos, com aquilo que o povo brasileiro tem de melhor: o espírito de união, a solidariedade e amor ao próximo.”

ABRIGOS EXCLUSIVOS

Em visita a Porto Alegre, a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, anunciou a elaboração de um protocolo de proteção às mulheres e crianças em situações de emergência climática. Ela também disse que mulheres não podem ser forçadas a irem para um abrigo exclusivo para elas.

A ministra viajou para o estado após relatos de abusos sexuais cometidos contra mulheres e crianças no contexto das chuvas e enchentes que atingem o Rio Grande do Sul. Desde o início da situação de calamidade, seis pessoas foram presas por suspeita de estupro.