
Notícias
Lula é recebido por Dilma no aeroporto ao desembarcar na China

Notícias
NELSON DE SÁ
XANGAI, CHINA (FOLHAPRESS) – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi recebido por sua antecessora Dilma Rousseff ao desembarcar no aeroporto de Xangai nesta quarta-feira, às 22h20 do horário local (11h20 do horário de Brasília).
Ele chegou 30 minutos depois ao hotel, no centro da cidade, sem falar com os jornalistas brasileiros que o esperavam. Entrou de mãos dadas com a primeira-dama, Rosângela Lula da Silva, a Janja, e sorrindo, mas apresentando cansaço após mais de 30 horas de viagem -o avião presidencial tem pouca capacidade de voo e precisou fazer três paradas durante o trajeto.
Já no hotel, Lula voltou a se reunir com Dilma. Ele participa da posse da ex-presidente no Novo Banco de Desenvolvimento (NDB, da sigla em inglês), mais conhecido como o banco do Brics, na manhã da quinta-feira (13).
Cercada por repórteres e câmeras, a petista evitou falar sobre o banco, prometendo novidades para a entrevista no dia seguinte. Elogiou a cidade, onde já está morando: ” É uma cidade muito agradável, com um paisagismo lindo, cheia de árvores, flores.”
A cerimônia de posse de Dilma não é o único compromisso de Lula na quinta. Na data, ele ainda se reúne com o CEO do gigante de tecnologia Huawei e, separadamente, com os CEOs da BYD e da CCCC.
Tanto o presidente quanto Janja ainda terão que fazer um novo teste de Covid, exigência para o encontro com o líder chinês, Xi Jinping, em Pequim, no dia seguinte. Segundo a Secretaria de Comunicação Social da Presidência, trata-se de um procedimento padrão também para políticos de outros países. O casal presidencial já havia feito o teste antes de embarcar.
A reunião com Xi começa às 16h10 de sexta, no Grande Palácio do Povo, e se estenderá por uma cerimônia de assinaturas de atos e jantar oferecido pelo líder chinês. Antes, no mesmo dia, Lula tem encontros separados com o premiê Li Qiang e com o presidente do Congresso Nacional do Povo, Zhao Leji.
Dois integrantes da comitiva brasileira indicaram a expectativa de confirmação de dois pontos aguardados nas negociações -a adesão do Brasil à Iniciativa Cinturão e Rota, para investimento chinês em infraestrutura, e um acordo da montadora chinesa BYD para adquirir a antiga fábrica da Ford na Bahia.
Mais Notícias
Mais artigosBOA NOTÍCIA
Governo antecipa 13º de aposentados do INSS para abril e maio
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou o decreto de antecipação do 13º de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS),
PESQUISA
Lula vence com folga todos os adversários na próxima eleição, diz pesquisa
Se a eleição fosse hoje, Lula venceria todos os nomes testados em um possível segundo turno. Confira!
PERDA
Morre Wanda Chase, símbolo do jornalismo baiano e voz da igualdade racial
O jornalismo baiano amanheceu de luto nesta quinta-feira (3) com a morte da renomada jornalista Wanda Chase, aos 74 anos.
PESQUISA
Shopping centers de Belém têm variadas opções de lazer
Segundo pesquisa, das 121 mil lojas nesses estabelecimentos no Brasil, cerca de 2,2% pertencem ao segmento de lazer
DECISÃO
STF decide vetar revista íntima 'vexatória' em visitantes de presídios
A decisão foi tomada após uma série de debates entre os ministros da Corte, em um tema que se arrastava no Supremo desde 2020.
LEGISLATIVO
Relator vota por cassação de deputado federal do PSOL
O deputado Paulo Magalhães (PSD-BA), relator de representação contra Glauber Braga (PSOL-RJ), votou pela cassação do parlamentar
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Termos de Uso e Política de Privacidade