O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu, na manhã dessa terça-feira (22/10), às 10 horas, horário de Brasília, um telefonema do presidente russo Vladimir Putin. O telefonema durou cerca de 20 minutos.
Putin quis saber do estado de saúde do presidente e lamentou que ele não pode ir à Cúpula do Brics, em Kazan, na Rússia, devido ao acidente doméstico sofrido no último sábado (19/10). O presidente Lula também lamentou não poder participar presencialmente da reunião.
Lula teve de cancelar viagem à Rússia, prevista para a tarde de domingo (20/10), por recomendação médica. A Cúpula se reunirá de 22 a 24 de outubro e o Brasil assumirá presidência do bloco em janeiro. A previsão é que Lula participe da reunião por meio de videoconferência.
O QUE É
O Brics é uma parceria entre as maiores economias emergentes do mundo: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, Egito, Irã, Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita e Etiópia. A primeira cúpula – ainda sem a África do Sul – ocorreu em 2009, na cidade de Ecaterimburgo, na Rússia.