Neste final de semana, os brasileiros e boa parte do mundo poderão ver um fenômeno que acontece regularmente em julho: é a chamada ‘Lua do Veado’. E a lua pode ser vista a olho nu no domingo, 21. É também conhecida como a ‘Lua cheia de julho’. Também chamada de buck moon, ela surgirá no leste ao anoitecer e irá se pôr a oeste, pouco antes do amanhecer.
Segundo a Nasa, o fenômeno recebe este nome porque os novos chifres dos veados machos crescem no início do verão do hemisfério norte, coincidindo com a data da “Lua do Veado”.
Segundo o Star Walk, o fenômeno poderá ser visto na madrugada do dia 21 de julho no centro do México. Ainda não se sabe o horário que poderá ser visto no Brasil, mas alguns aplicativos, como o Sky Tonight, poderão prever o horário do fenômeno por exemplo no Pará.
As previsões indicam que as regiões Centro-Oeste e Sudeste devem estar com o céu predominantemente limpo. No norte e nordeste, espera-se nebulosidade variável, mas as chances de observação da Lua Cheia se mantêm. Em Belém, a probabilidade de ver a Lua do Veado é média.