A juíza substituta da 1ª Vara Federal de Volta Redonda (RJ), Karina Dusse, que ficou conhecida por usar a gíria “vacilei” ao reconsiderar uma decisão, também foi responsável por inserir o meme do Homem-Aranha, popular nas redes sociais, em um processo judicial. Na ocasião, a magistrada utilizou o famoso quadrinho do super-herói para ilustrar a “confusão” na distribuição de um ofício, que deveria ser encaminhado à 3ª Vara Federal de Volta Redonda, e não à 1ª Vara, onde ela atua.
O episódio ganhou destaque quando a corregedora do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2), desembargadora Leticia de Santis Mello, emitiu uma orientação formal sobre o uso de referências culturais no meio jurídico. Em um ofício datado de terça-feira (21/1), a desembargadora pediu “prudência” e “moderação” ao empregar informalidade em despachos e decisões judiciais.
Em outra situação, conforme relatado pela coluna Grande Angular na última quinta-feira (23/1), Karina Dusse usou a gíria “vacilei” ao reconhecer um erro em um processo tributário. A juíza declarou: “Com razão os embargantes. Em outras palavras, na gíria, ‘vacilei’”, ao aceitar os embargos apresentados pela defesa de uma empresa.
Com informações do Portal Metrópoles