O paraense José Fernando de Mendonça Gomes Júnior foi aprovado pelo Plenário do Senado Federal para assumir uma das diretorias da Agência Nacional de Mineração (ANM), autarquia responsável pela regulação e fiscalização do setor mineral no Brasil. Sua indicação havia sido feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no final de 2024 e recebeu aval da Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) antes da confirmação em votação no plenário.
Atual presidente da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) desde fevereiro de 2023 e vice-presidente da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento, José Fernando comemorou a aprovação ao lado do senador Jader Barbalho (MDB-PA), que acompanhou a sessão.
Experiência e Carreira de José Fernando na Mineração
Formado em Gestão de Negócios com pós-graduação em Gestão de Pessoas pelo Centro Universitário do Pará (Cesupa), o novo diretor da ANM tem larga experiência no setor de mineração. Iniciou a carreira como assessor parlamentar e atuou em entidades como Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa) e Associação Comercial do Pará.
Por 15 anos, foi executivo em uma grande empresa de mineração no Pará e presidiu o Sindicato das Indústrias Minerais do estado (Simineral). Também comandou a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme) do governo estadual antes de assumir a Cosanpa.
Atribuições e Importância da ANM
A ANM substitui o extinto Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) e é vinculada ao Ministério de Minas e Energia, com atribuições estratégicas para a gestão de recursos minerais e outorga de direitos de pesquisa e lavra.