Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo

Jader Filho participa de audiência no Senado

O evento desta terça será interativo, com participação popular pelo Portal e-Cidadania e pela Ouvidoria do Senado (0800-061-2211).

Nesta segunda-feira (14), o ministro das Cidades, Jader Filho, vai assinar os contratos para construção de 284 casas
FOTO: marcelo camargo / agência brasil

O ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho, participa, nesta terça, 7, de audiência pública na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) do Senado. O tema central será a integração nacional e o desenvolvimento urbano, com foco nas estratégias do Ministério das Cidades para promover um crescimento sustentável, inclusivo e equilibrado. Na pauta, estarão em debate programas já em curso — como o Minha Casa, Minha Vida — bem como os entraves na execução das políticas habitacionais e urbanas.

O encontro foi solicitado pela presidente do colegiado, senadora Professora Dorinha Seabra (União-TO), e pela senadora Augusta Brito (PT-CE), com o objetivo de discutir políticas de integração nacional, desenvolvimento urbano e estratégias de crescimento sustentável conduzidas pelo Ministério das Cidades. Também serão debatidos na pauta iniciativas de turismo urbano e de cooperação entre o poder público, municípios e iniciativa privada.

De acordo com o requerimento das parlamentares, o debate deve permitir uma avaliação dos programas e projetos em andamento — entre eles o Minha Casa, Minha Vida —, além de identificar desafios na execução das políticas públicas habitacionais e urbanas em todo o país.

CIDADES JUSTAS E INCLUSIVAS

Durante o encontro, Jader Filho deve reforçar princípios que vêm orientando sua gestão desde o início do governo. Em recentes declarações, o ministro tem reiterado que “não há justiça climática sem justiça urbana e social”, destacando que a política habitacional e de saneamento é um dos pilares da transição sustentável do país.

O ministro também tem enfatizado a necessidade de articulação entre os setores público e privado para impulsionar a reurbanização e o investimento em infraestrutura.

Metas e Prioridades do Ministério das Cidades

Entre as metas prioritárias da pasta estão a ampliação do programa Minha Casa, Minha Vida e a universalização do acesso à água potável e ao esgotamento sanitário. O ministro deve abordar detalhes sobre os quatro vetores centrais do saneamento básico — abastecimento de água, esgotamento sanitário, manejo de águas pluviais e prevenção de desastres — como bases para um modelo de desenvolvimento urbano mais resiliente.

Para a senadora Dorinha Seabra, a presença de Jader Barbalho Filho é fundamental para “permitir uma análise detalhada das ações do ministério e dos resultados já alcançados, além de discutir melhorias nas políticas públicas voltadas ao ambiente urbano”.

A audiência faz parte de uma série de debates promovidos pela CDR sobre crescimento equilibrado e sustentável. Em agosto, o colegiado discutiu o potencial do turismo brasileiro e as estratégias de fortalecimento do setor no cenário internacional.